Rui Car
13/09/2022 14h11

Figueirense pode garantir acesso já na próxima rodada da Série C; saiba como

Alvinegro tem semana decisiva na busca pelo retorno à Série B

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Patrick Floriani / Figueirense

Foto: Patrick Floriani / Figueirense

Delta Ativa

Apesar da derrota para o Paysandu no último fim de semana, o Figueirense pode garantir o acesso à Série B do Campeonato já na próxima rodada e com uma rodada de antecedência.

 

E para isso, o Furacão vai precisar de uma combinação de resultados na quinta rodada do quadrangular final da competição. Lembrando que os dois primeiros de cada grupo garantem o acesso e o primeiro faz a final com o líder do outro grupo.

 

Mas vamos aos cálculos. Se vencer o Vitória no próximo domingo (18) e o Paysandu não vencer o ABC-RN no Frasqueirão, o Figueirense estará matematicamente garantido na Segundona de 2023.

 

Inclusive, um empate entre ABC e Paysandu seria o “cenário dos sonhos” para a equipe catarinense. Isso porque, vencendo o Vitória-BA, o Furacão assumiria a liderança do grupo faltando apenas uma rodada para o término do quadrangular.

 

E, além disso, disputaria uma vaga na final, contra o próprio ABC-RN, na sexta rodada do quadrangular, com um estádio Orlando Scarpelli abarrotado com a torcida alvinegra.

 

Confira os cenários:

 

Vitórias de Figueirense e ABC

 

ABC – 11 pontos

Figueirense – 9 pontos

Vitória – 5 pontos

Paysandu – 3 pontos

 

Vitória do Figueirense e empate entre ABC-RN e Paysandu

 

Figueirense – 9 pontos

ABC – 9 pontos

Vitória – 5 pontos

Paysandu – 4 pontos

 

Cenários que não classificam o Figueirense:

 

Vale ressaltar que há um cenário onde, embora não garanta matematicamente o acesso, deixa a situação muito bem encaminhada. Se vencer o Vitória e o Paysandu vencer o ABC, a equipe paraense chegaria aos seis pontos e poderia alcançar o Furacão, que chegaria aos nove, na última rodada.

 

O “problema”, no entanto, seria o saldo de gols. Hoje a equipe catarinense tem três gols positivos de saldo, enquanto o Papão tem dois gols negativos.

 

Situação de momento no grupo do Figueirense na Série C

 

Vitórias de Figueirense e Paysandu

 

Figueirense – 9 pontos

ABC – 8 pontos

Paysandu – 6 pontos

Vitória – 5 pontos

 

Além disso, pensando em uma previsão “pessimista”, se empatar com o Vitória, o Alvinegro permanece entre os dois primeiros, independentemente do outro resultado da rodada.

 

Porém, caso perca para o Rubro-Negro, chega na última rodada não dependendo apenas das próprias forças, uma vez que seria ultrapassado pela própria equipe baiana.

 
Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios