Rui Car
09/10/2018 14h40 - Atualizado em 09/10/2018 13h38

France Football dá destaque a Griezmann na capa: “Um francês deve ganhar a Bola de Ouro”

Eleito de 2018 deve sair da seleção campeão na última Copa do Mundo?

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A revista “France Football” chegou às bancas nesta terça-feira, dia seguinte ao anúncio dos 30 finalistas da Bola de Ouro de 2018, com o atacante Griezmann na capa e uma declaração destacada que sugere que o vencedor do prêmio deve sair da seleção campeã da última Copa do Mundo. São cinco selecionados da equipe além do jogador do Atlético de Madrid: goleiro Lloris, do Tottenham Hotspur, o zagueiro Varane, do Real Madrid, os volantes Kanté, do Chelsea, e Pogba, do Manchester United, e o atacante Mbappé, do Paris Saint-Germain – fora o quinteto, o compatriota Benzema também concorre, mas pelos seus feitos pelo clube da capital espanhola, pois não é convocado desde outubro de 2015 por causa do escândalo com Valbuena.

 

– Fomos campeões do mundo, somos parte da melhor equipe do mundo. Na melhor equipe do mundo deve estar o melhor jogador do mundo, não? Em todo caso, é o que penso. Depois, são votos, opiniões, juízos diferentes. Mas acredito nisso.

 

“Um francês deve ganhar a Bola de Ouro”

– Para mim, é um sonho. Historicamente, é o melhor do melhor. Seria um sonho se converter em um exemplo para os demais – disse o atacante do Atlético de Madrid.

 

 
 

Enquete da revista France Football com a pergunta se um campeão do mundo da seleção da França deve ganhar a Bola de Ouro: sim ganha com 62% — Foto: ReproduçãoEnquete da revista France Football com a pergunta se um campeão do mundo da seleção da França deve ganhar a Bola de Ouro: sim ganha com 62% — Foto: Reprodução

Enquete da revista France Football com a pergunta se um campeão do mundo da seleção da França deve ganhar a Bola de Ouro: sim ganha com 62% — Foto: Reprodução

 

Além da entrevista com o atacante francês, a revista abriu enquete em seu site para perguntar se o ganhador da Bola de Ouro deve sair da seleção nacional. Contabilizados quase 4 mil votos até a manhã desta terça-feira, a resposta da maioria é que sim.

 

Salah é o preferido do público

Apesar do que parece um prenúncio do que está para acontecer, a edição desta terça-feira também tem reportagem que mostra que a conquista de um título da Copa do Mundo “não é necessariamente suficiente para garantir uma Bola de Ouro”. Desde 1956, foram coroados cinco de nove possíveis. Até 1995, só jogadores europeus eram elegíveis, depois, qualquer um que atuasse no continente passou a ter condição de ser votado. Portanto, nos anos das conquistas brasileiras (1958, 1962, 1970, 1994) e argentinas (1978 e 1986), os campeões com suas seleções estavam fora da disputa.

 

Bola de Ouro em anos de Copa do Mundo

ANO SELEÇÃO CAMPEÃ JOGADOR GANHADOR
1958 Brasil Kopa (França)
1962 Brasil Masopust (Tchecoslováquia)
1966 Inglaterra Bobby Charlton (Inglaterra)
1970 Brasil Gerd Muller (Alemanha Ocidental)
1974 Alemanha Ocidental Cruyff (Holanda)
1978 Argentina Kevin Keegan (Inglaterra)
1982 Itália Paolo Rossi (Itália)
1986 Argentina Belanov (URSS)
1990 Alemanha Matthaus (Alemanha)
1994 Brasil Stoichkov (Bulgária)
1998 França Zidane (França)
2002 Brasil Ronaldo (Brasil)
2006 Itália Cannavaro (Itália)
2010 Espanha Messi (Argentina)
2014 Alemanha Cristiano Ronaldo (Portugal)

 

A lista com os 30 indicados à Bola de Ouro é elaborada pela redação da revista “France Football”. O prêmio é concedido ao mais votado por um júri internacional de jornalista especializados, com um representante por país. São três principais critérios: performances individual e coletiva durante o ano, classe do jogador (talento e fair play) e carreira.

 

 

Cada jurado nomeia cinco jogadores em ordem decrescente de mérito a partir da lista dos 30, atribuindo seis, quatro, três, dois e um pontos, respectivamente. Em caso de empate, a classificação será decidida levando em consideração o número de citações como primeiro lugar. Se a igualdade permanecer, pela quantidade de segundas colocações, seguida pelas menções em terceiro. Caso não haja mudança, é feita uma nova votação incluindo os jogadores classificados por mérito.

 

Salah lidera votação de preferido do público para a Bola de Ouro no site da revista France Football — Foto: ReproduçãoSalah lidera votação de preferido do público para a Bola de Ouro no site da revista France Football — Foto: Reprodução

Salah lidera votação de preferido do público para a Bola de Ouro no site da revista France Football — Foto: Reprodução

 

O ganhador da Bola de Ouro vai ser anunciado em cerimônia no dia 3 de dezembro. Na enquete aberta no site da “France Football”, o preferido da maioria dos mais de 266 mil votos computados até a manhã desta terça-feira é o atacante egípcio Salah, do Liverpool, com 50%. Quem chega mais perto é o argentino Messi, com 32%. O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, soma 5%, seguido pelo brasileiro Neymar, Mbappé e o croata Modric, todos com 2%.

 

Confira a lista de 30 indicados:

Agüero (ARG) – Manchester City
Alisson (BRA) – Liverpool
Bale (GAL) – Real Madrid
Benzema (FRA) – Real Madrid
Cavani (URU) – Paris Saint-Germain
Courtois (BEL) – Chelsea
Cristiano Ronaldo (POR) – Juventus
De Bruyne (BEL) – Manchester City
Firmino (BRA) – Liverpool
Godin (URU) – Atlético de Madrid
Griezmann (FRA) – Atlético de Madrid
Hazard (BEL) – Chelsea
Isco (ESP) – Real Madrid
Kane (ING) – Tottenham Hotspur
Kanté (FRA) – Chelsea
Lloris (FRA) – Tottenham
Mandzukic (CRO) – Juventus
Marcelo (BRA) – Real Madrid
Mané (SEN) – Liverpool
Mbappé (FRA) – Paris Saint-Germain
Messi (ARG) – Barcelona
Modric (CRO) – Real Madrid
Neymar (BRA) – Paris Saint-Germain
Oblak (ESL) – Atlético de Madrid
Pogba (FRA) – Manchester United
Rakitic (CRO) – Barcelona
Sergio Ramos (ESP) – Real Madrid
Salah (EGI) – Liverpool
Suárez (URU) – Barcelona
Varane (FRA) – Real Madrid

Justen Celulares