Rui Car
17/02/2020 11h30 - Atualizado em 17/02/2020 10h34

Grêmio dá mais um passo em planejamento e quer título do 1º turno para rodar elenco

Time de Renato Gaúcho quer se garantir na final do Gauchão antes de começar a fase de grupos da Libertadores

Assistência Familiar Alto Vale
 Foto: Lucas Uebel/Grêmio / Fonte: Globo Esporte

Foto: Lucas Uebel/Grêmio / Fonte: Globo Esporte

Delta Ativa

Ainda falta levantar a taça do primeiro turno, claro, mas o Grêmio está próximo do objetivo traçado no início de 2020.

 

Afinal, resta a final contra o Caxias, no Centenário, no próximo sábado. O planejamento montado por Renato Gaúcho, comissão técnica e departamento de futebol para minimizar o desgaste para a disputa da Libertadores tem dado certo. A ideia é, com a final do Gauchão assegurada, poder preservar os titulares no segundo turno do Estadual.

 

Classificado diretamente à fase de grupos do torneio continental, Renato, um contumaz defensor do rodízio de jogadores, mandou a campo força máxima nas seis partidas disputadas pelo Gauchão. E repetirá a escalação, claro, na decisão.

 

O pensamento de Renato levava em consideração ao calendário que está reservado ao time gremista. A estreia na Libertadores ocorre dia 3 de março, contra o América, em Cali, na Colômbia.

 

Caso o Grêmio seja eliminado na primeira fase do returno do Gauchão, disputará nove jogos em 33 dias. Caso seja campeão do segundo turno, sem necessidade de final do Gauchão, seriam 12 jogos em 44 dias. E, em um cenário hipotético, de decidir o returno, mas perder e precisar fazer a final da competição, enfrentaria 15 partidas em 58 dias.

 
 

— Agora falo porque comecei com a equipe principal. Se o Grêmio ganhar o turno, está na final do campeonato. O segundo turno será desgastante para todo mundo. É uma vantagem muito grande. O Grêmio está na final. Se o Grêmio conquistar, pode ter certeza que o segundo turno será mais tumultuado, jogos da Libertadores e desgaste muito grande — avalia Renato.

 

O título do Gauchão também ganha valorização especial na Arena pelo significado. Atual bicampeão do torneio, o Tricolor busca abocanhar o tri após 30 anos. Na ocasião, inclusive, chegou ao hexa, encarreirando taças entre 1985 e 1990.

Justen Celulares