Rui Car
15/05/2017 10h20 - Atualizado em 15/05/2017 08h42

Grêmio dá moral a Luan após erros, nega proposta e avança em renovação

Imprensa inglesa noticiou intenção do Liverpool em comprá-lo

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Ninguém chamou mais atenção na vitória por 2 a 0 do Grêmio sobre o Botafogo que Luan. E não por ter sido o destaque em campo. Mas por uma série incomum de gols perdidos na Arena, dignos do Inacreditável Futebol Clube. E mais do que isso. O nome do atacante foi colocado na imprensa inglesa como “novo Ronaldinho” após o interesse do Liverpool. Por outro lado, o Tricolor diz ter avançado na negocição para renovar com seu jogador mais valorizado.

 

Luan jogo sim, jogo também, é alvo da torcida do Grêmio. Em algumas situações, parece haver uma incompatibilidade no estilo do atacante com os torcedores gremistas. Em outras, a lua de mel se mantém como em um casamento recém celebrado. No domingo, Luan colecionou chances – foi o líder do time no quesito finalizações, com seis, ao lado de Ramiro. Criou diversas delas, seja com movimentação ou posicionamento correto. Mas foi infeliz na hora de acertar o gol.

 

Em algumas, parou em Gatito Fernández, é verdade. Mas na mais clara, desviou cruzamento de Léo Moura na pequena área, com o gol escancarado à sua frente, e colocou pela linha de fundo. Esse momento tinha tudo para terminar com uma estrondosa vaia. Luan parecia já esperar, tamanho tempo permaneceu deitado no gramado. Mas a reação foi de aplauso maciço na arquibancada, em sinal de apoio. Apoio vindo também de Renato e dos companheiros.

 

– O Luan nos últimos dois anos foi eleito o melhor jogador do Brasileiro. Ano passado foi campeão da Olimpíada e da Copa do Brasil, já está provado. Não precisa provar nada para ninguém. E é muito importante no nosso sistema. Causa desequilíbrios. Perdeu alguns gols, é verdade, mas ele que criou. Que fez toda a jogada, que aparece, que corre, que busca a bola, que segura. É aquele jogador diferente que nosso time tem e faz toda a diferença para a gente – defendeu o capitão Pedro Geromel.

 

No lance do segundo gol gremista, Luan novamente foi protagonista. Ramiro desferiu chute potente, da entrada da área. No meio do caminho, a bola roçou em Luan. Em sua mão esquerda, mais precisamente. E encobriu Gatito – a arbitragem não marcou a irregularidade e confirmou o gol para o volante na súmula.

 

 

Na Arena, Luan só se manifestou na saída do campo rumo ao vestiário, em entrevista para o Sportv. Os demais repórteres, driblou, como fez nos minutos finais com os três marcadores do Botafogo. Enquanto Renato concedia entrevista, o GloboEsporte.com o viu deixar a Arena pela saída lateral, sem passar pela zona mista, como a maioria dos jogadores do Grêmio – Geromel e Grohe passaram para dar entrevistas.

 

– Eu vou sempre trabalhar, acho que as pessoas acabam cobrando muito, em um jogo, dois, mas minha cabeça é tranquila. Não me abala. Quero trabalhar para ajudar minha equipe. Muitas pessoas falam muita coisa, mas procuro trabalhar. Perdi os gols que não é comum perder, o que importa é que pude ajudar a equipe. A bola pegou um pouco em tudo (se foi mão ou não) e entrou. O principal é que a gente saiu com a vitória – comentou Luan.

 

 

NEGÓCIO E RENOVAÇÃO

Luan também foi assunto nas entrevistas por outro motivo. No fim de semana, o jornal inglês Daily Mirror publicou que o Liverpool quer contratar o atacante, a quem chamou de “novo Ronaldinho”. Segundo a publicação, os Reds já até teriam se reunido com o empresário do jogador, Jair Peixoto, em Londres.

 

Quem também se reuniu com Peixoto, nesta semana, foi o vice de futebol Odorico Roman. O dirigente gremista comanda as negociações pela renovação de contrato do camisa 7 com o Grêmio. O atual vínculo se encerra em setembro de 2018 e atrapalha até uma possível venda, já que com a proximidade do fim do contrato, os valores oferecidos diminuem. Houve, segundo Romildo, um avanço nas tratativas.

 

– O Luan se comenta há bastante tempo que teriam propostas, não chegou nenhuma concretamente, exceção de uns três anos atrás, quando se conversou e o Luan estava em outro patamar. Hoje está muito superior. Não temos nenhuma informação disso, nenhuma consulta oficial, nenhuma proposta oficial. Se tiver algum negócio, é na janela, mas não temos nenhuma proposta pelo Luan. E estamos avançando bastante em sua renovação. Não concretizamos, mas avanços em vários pontos – disse Romildo em entrevista coletiva.

 

Diferente de outras partidas, nenhum dirigente gremista apareceu para conversas informais na zona mista. Sabiam, claro, que a pauta Luan e a possível saída surgiria. O Grêmio não esconde que precisa vender um jogador para fechar as contas. Enquanto isso, Luan e seus companheiros voltam aos treinos na tarde desta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho. Na quarta, começam a defender o títutlo da Copa do Brasil, contra o Fluminense, às 21h45, na Arena.

Justen Celulares