Rui Car
17/12/2021 16h00

JEC: do ano que começou com taças à temporada que terminou sem divisão

Confira como foi o 2021 do JEC que prometeu um ano animado aos seus torcedores, mas entregou um término da temporada de incerteza

Assistência Familiar Alto Vale
Joinville de 2021 vive um drama de não ter calendário nacional para o próximo ano (Foto: JEC)

Joinville de 2021 vive um drama de não ter calendário nacional para o próximo ano (Foto: JEC)

Delta Ativa

O 2021 para o Joinville Esporte Clube foi mais um ano de uma sequência dramática do Coelho, sobretudo, na última década. Depois do voo tricolor que ascendeu até a elite do futebol nacional, o Coelho jamais se encontrou e, desde então, coleciona insucessos que ardem até os mais fervorosos torcedores da equipe.

 

É bem verdade que é preciso e é possível separar o ano da temporada. Embolada depois da pandemia do coronavírus, a temporada 2020 foi concluída só em janeiro de 2021. O JEC, é importante enaltecer, fechou o ano passado – ou abriu esse ano, dependendo do ponto de vista – com o título da Copa Santa Catarina depois de superar o Concórdia.

 

Poucos dias depois, na competição que abriu a atual temporada, o JEC fez ainda mais bonito e superou a então campeã da Série B, Chapecoense, onde ficou com o título da Recopa Catarinense.

 

O 2021

 

Após os dois títulos na Copa SC e na Recopa Catarinense, a perspectiva do ano, no olhar tricolor, chegou a ser promissora.

 

Mesmo que sem grandes investimentos, as taças deram um grande apelo anímico no clube.

 

JEC conquistou o pentacampeonato da Copa SC, o título não vinha desde 2013 – Foto: Vitor Forcellini/JEC

JEC conquistou o pentacampeonato da Copa SC, o título não vinha desde 2013 (Foto: Vitor Forcellini / JEC)

Um episódio envolvendo o então técnico do JEC, Vinícius Eutrópio, e o atacante da equipe Thiaguinho Fumaça repercutiu no mundo da bola depois que o “professor” entregou um celular para o atleta e arrancou lágrimas do jovem de 20 anos.

 

Joinville é o campeão da Recopa Catarinense 2021 - Diário da Jaraguá

Clube também levou a Recopa (Foto: Fernando Ribeiro / FCF)

Catarinense

 

Talvez o grande ponto baixo do JEC na temporada. Classificado na 7ª posição no estadual e carimbado à segunda fase, o Tricolor encarou o Brusque na etapa eliminatória e acabou eliminado após um empate e uma derrota.

 

JEC na Arena Joinville; JEC começou bem no ano e no estadual, mas o decorrer dos dias o Tricolor acabou ruindo em quase todos os sentidos  – Foto: Vitor Forcellini/JEC

JEC começou bem no ano e no estadual, mas o decorrer dos dias o Tricolor acabou ruindo em quase todos os sentidos (Foto: Vitor Forcellini / JEC)

O detalhe, no entanto, é que um revés na 11ª rodada, para o Hercílio Luz, puxou a classificação do Coelho e obrigou o representante do Norte de carimbar o acesso à Série C para que, no ano seguinte, assegurasse uma divisão para disputar.

 

Copa do Brasil

 

Em paralelo a campanha no Campeonato Catarinense, o JEC conseguiu chegar à segunda fase da Copa do Brasil: depois de se classificar com um empate, sem gols, contra o Santa Cruz (RS), o Tricolor pegou o Atlético (GO) que, sem maiores dificuldades, venceu por 2 a 0 e deu fim ao sonho tricolor de seguir vivo – e faturando – na competição mais democrática do País.

 

Série D

 

Na Série D o JEC voltou a dar alegrias ao seu torcedor: terminou a primeira fase como grande líder do Grupo A8, com 28 pontos em 14 jogos disputados.

 

Superou o Bangu (RJ) na fase seguinte onde eliminou os cariocas nos pênaltis. Foi também nos pênaltis, na etapa da sequência, que o JEC sucumbiu ao Uberlândia (MG) onde viu seu presente e seu futuro – próximo – ruir.

 

Copa SC 2021

 

Na Copa SC, tomado em desânimo pelas disputadas passadas, o JEC terminou a competição como lanterna e deu fim a um ano que, se na teoria começou promissor, a prática acabou enterrando.

 
Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares