Rui Car
29/06/2017 17h40 - Atualizado em 29/06/2017 14h41

Jogador mais velho do mundo chora com aposentadoria forçada

Mesmo com veto, ele filosofa: "sempre estarei ao lado do futebol"

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A trajetória profissional do jogador mais velho do mundo vai ser interrompida de forma inesperada. O folclórico Pedro Ribeiro de Lima, o Pedro da Sorda, presidente e jogador da Perilima, foi proibido pela CBF de atuar profissionalmente (a informação foi confirmada pelo presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues). Aos 68 anos, o jogador pretendia jogar a 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2017, mas acabou sendo informado de que estava “muito velho” para seguir na carreira profissional.

 

Aos 68 anos, Seu Pedro da Sorda não vai poder disputar a 2ª Divisão do Campeonato Paraibano  (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)Aos 68 anos, Seu Pedro da Sorda não vai poder disputar a 2ª Divisão do Campeonato Paraibano  (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

Aos 68 anos, Seu Pedro da Sorda não vai poder disputar a 2ª Divisão do Campeonato Paraibano (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da CBF para comentar o caso, oficializou o pedido por e-mail (a pedido da própria entidade), mas não obteve respostas. Só depois de publicada a reportagem, a CBF entrou em contato para negar o veto. E dizer que o Regulamento Geral de Competições (RGC) da entidade nacional não estipula uma idade máxima para jogadores profissionais.

 

Mas, em meio às indefinições, seu Pedro chora. E diz que sua carreira já era.

 

– Estão achando que eu estou muito velho para jogar futebol. Eu lamento. Porque quando vou ao médico meus exames sempre saem bons – desabafou.

 

Apesar do final da carreira, a Perilima está confirmada na disputa da 2ª divisão do Campeonato Paraibano, que vai ter início no mês de agosto. E pensando na disputa, Seu Pedro, que também é presidente do clube, firmou uma parceria com o Serrano-PB, clube da mesma cidade e que pertence à elite do futebol paraibana. O clube vai ceder alguns jogadores para o time agora ex-jogador.

 

Quem confirma o acordo é o próprio Valdir Cabral, presidente do Serrano:

 

– Eu tenho uma amizade com Pedro que vem de muito tempo. Então achei por bem firmar essa parceria para a 2ª divisão, já que nós temos um propósito de reerguer a Perilima – contou o dirigente do Lobo da Serra.

 
 

Velhos amigos, Seu Pedro da Sorda (Perilima) e Valdir Cabral (Serrano-PB) firmam parceria para a 2ª Divisão do Paraibano (Foto: Reprodução / TV Paraíba)Velhos amigos, Seu Pedro da Sorda (Perilima) e Valdir Cabral (Serrano-PB) firmam parceria para a 2ª Divisão do Paraibano (Foto: Reprodução / TV Paraíba)

Velhos amigos, Seu Pedro da Sorda (Perilima) e Valdir Cabral (Serrano-PB) firmam parceria para a 2ª Divisão do Paraibano (Foto: Reprodução / TV Paraíba)

 

Se por um lado os torcedores paraibanos não vão mais poder acompanhar o desempenho de Seu Pedro da Sorda, ele ao menos diz que jamais vai largar o futebol, mesmo após ter pensado em vender a Perilima devido ao veto da CBF.

 

A intenção do mandatário é seguir jogando futebol, mas de maneira mais sadia, em peladas com os amigos.

 

– Para mim, o futebol não pode morrer porque ele é aliado da minha existência. Desde cedo eu entrei nessa brincadeira e o destino nos fez seguir juntos. Eu sempre estarei ao lado do futebol – filosofa.

 
 
Por decisão da CBF, Pedro Ribeiro de Lima se aposenta do futebol aos 68 anos

Por decisão da CBF, Pedro Ribeiro de Lima se aposenta do futebol aos 68 anos

 

Artilheiro de um gol só

 

Seu Pedro é famoso. Gosta de brincar sobre suas próprias habilidades. E diz que vai a busca da marca de Romário, que ao longo da carreira chegou ao milésimo gol. Mas… ainda falta muito para o velhinho. O primeiro gol como jogador profissional só saiu aos 58 anos, em partida válida pela segunda rodada do returno do Campeonato Paraibano de 2007. Foi um pênalti. Contra o Campinense. O goleiro da época? Jaílson, o atual campeão brasileiro pelo Palmeiras. Seu Pedro chutou no canto direito e Jaílson caiu de forma estranha no meio do gol. Ninguém confirma. Ninguém sabe ao certo. Mas há quem diga que o arqueiro raposeiro facilitou a conversão do gol. É mais um daqueles folclores que ninguém sabe ao certo a origem, mas que sempre cercou a vida de Pedro da Sorda.

Justen Celulares