Rui Car
10/02/2023 11h04

Joinville supera o Atlético Catarinense e entra na zona de classificação

Superior durante todo o jogo, Tricolor venceu a primeira jogando fora de casa e subiu para a oitava colocação

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Gustavo Mejía / JEC

Foto: Gustavo Mejía / JEC

Delta Ativa

O peso de uma tonelada saindo das costas. A cada gol, o JEC via a pressão diminuindo ao mesmo tempo que a confiança aumentava. A primeira vitória do Tricolor no Campeonato Catarinense veio na noite desta quinta-feira (9), em Florianópolis. Jogando em Florianópolis, o JEC venceu o Atlético Catarinense por 4 a 0 e, com o resultado, deixou a zona de rebaixamento e entrou na zona de classificação. Até a partida desta noite, o time tinha marcado apenas um gol no campeonato, mas Pedro Henrique (2), Roberson e Lucas Douglas acabaram com a “seca”.

 

Mais uma vez, o técnico Marcelo Martelotte mexeu na equipe inicial mantendo o time ofensivo, mas com uma nova formação com Kaio Wilker, Pedro Henrique, Lucas Douglas e Roberson. E a mudança funcionou. Assim que a bola rolou, o JEC manteve a postura de marcação já conhecida, mas manteve a posse de bola no setor de criação e de ataque e, com espaço, conseguia criar boas oportunidades.

 

Não demorou para que o gol saísse, o segundo do time na competição. Aos 8 minutos, em jogada pela direita, Marcos Martins fez um cruzamento preciso e, na área, Pedro Henrique aproveitou a falha da marcação, subiu e cabeceou no canto esquerdo de Sidão.

 

Apesar de conseguir criar algumas oportunidades, o Atlético Catarinense pecava no último toque e ainda parava na marcação tricolor. Mantendo a postura ofensiva, com boas arrancadas de Lucas Douglas pela direita e boa atuação de Pedro Henrique pelo meio, o JEC chegou ao segundo gol aos 18 minutos.

 

Pedro Henrique, que criou boas chances, bateu para o gol, mas no meio do caminho, João Vitor tocou na bola com o braço ao cair para tentar desviar a finalização. O árbitro não hesitou em apontar a marca do pênalti e, na cobrança, Roberson cobrou no meio para marcar o segundo.

 

Com muita liberdade entre as linhas de marcação e explorando bem os lados do campo, o JEC ainda criou outras boas chances de ampliar o placar no primeiro tempo, mas foi ao intervalo com 2 a 0.

 

Goleada sacramentada

 

Na segunda etapa, o Tricolor voltou com Willian Mococa e Henan nos lugares de Kaio Wilker e Roberson. Mas, antes mesmo dos cinco primeiros minutos, o treinador foi obrigado a fazer mais uma alteração. Marcos Martins sentiu e André Mascena foi para o jogo.

 

O Atlético Catarinense também mexeu e conseguiu melhorar no segundo tempo, com posse de bola no setor de criação, mas a marcação tricolor neutralizava as ações e quando o time mandante conseguia ultrapassar a linha defensiva, parava no goleiro Glauco.

 

Aos 23 minutos, Glauco salvou mais uma. Em boa cobrança de falta de muito longe, o goleiro tricolor se esticou para evitar o gol do Atlético Catarinense, na sobra, o time ainda teve mais uma ótima chance e, de novo, Glauco salvou o Tricolor.

 

E se de um lado Glauco salvava o JEC, de outro, Pedro Henrique tratou de ampliar o placar. Em cobrança de falta, o camisa 11 bateu bem, a bola ainda desviou e morreu no fundo da rede de Sidão.

 

A goleada foi sacramentada aos 43 minutos em jogada de contra-ataque pela direita. O time acelerou a transição e Lucas Douglas recebeu a bola invertida pelo lado esquerdo, já na área. O atacante teve a tranquilidade de dominar, limpar e chutar forte para marcar o quarto gol tricolor e fechar a primeira vitória no campeonato.

 

Na próxima rodada, o confronto é direto contra o Criciúma. Fora de casa, o Tricolor enfrenta o Tigre no domingo (12), às 19h.

 

Ficha técnica

 

JEC

 

Glauco, Marcos Martins (André Mascena), Gabriel Ferreira (Gabriel Meurer), André Baumer e João Victor; Gilberto Jr. (Evanderson), Gledson, Kaio Wilker (Willian Mococa) e Pedro Henrique; Lucas Douglas e Roberson (Henan). Técnico: Marcelo Martelotte

 

Atlético Catarinense

 

Sidão, Rikelmy, João Renato, Alex Alves (Guilherme Teixeira) e João Vitor; Patrick, Berg, Vinícius Tsumita (João Consolaro) e Didira (David Batista); Andriw (Murilo Xavier) e Fabinho. Técnico: Eduardo Costa

 

Gols: Pedro Henrique (JEC), Roberson (JEC), Pedro Henrique (JEC), Lucas Douglas (JEC)

 

Cartões amarelos: João Vitor (CAC), Glauco (JEC), Marcos Martins (JEC), Kaio Wilker (JEC), Gabriel Ferreira (JEC), Berg (CAC), Patrick (CAC), Willian Mococa (JEC)

 

CAC x JEC

Quinta-feira (9), às 19h

Local: Estádio Orlando Scarpelli

Árbitro: Edson da Silva

Assistentes: Gizeli Cesaril e Luciane Rodrigues dos Santos

 

Fonte: Drika Evarini / ND+
Justen Celulares