Rui Car
11/04/2018 15h40 - Atualizado em 11/04/2018 14h23

Jornal lista dez motivos para o desastre do Barcelona na Liga dos Campeões

Imprensa espanhola analisa o desempenho do time na Champions e aponta razões para a eliminação

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A busca do Barcelona pelo hexa da Liga dos Campeões foi adiada. Desta vez, a eliminação do time catalão veio de forma surpreendente. Mesmo vencendo a primeira partida por 4 a 1, a equipe liderada por Messi foi derrotada pela Roma por 3 a 0 e se despediu da Champions ainda na fase de quartas de final.

 

 

Enquanto muitos buscam uma explicação para o fracasso, o jornal espanhol “Marca” listou dez motivos para o ‘histórico ridículo’ do Barcelona.

 

1) Saída de Neymar

A ausência do craque brasileiro é um grande peso, principalmente quando o Messi não está no melhor de seus dias. Neymar poderia dividir a responsabilidade com o argentino nesses momentos de dificuldade.

 

2) Desastre na janela de transferência

Após a saída de Neymar, Dembélé foi contrato e chegou com muita expectativa, mas não correspondeu. Apesar de outros grandes nomes terem sido especulados, o time não conseguiu chegar com ninguém – Coutinho não podia jogar a Champions.

 

3) Alvo errado

Embora o clube já tivesse detectado que precisava de reforços para o Champions, o Barcelona optou por Coutinho como uma estrela que não podia jogar na Liga dos Campeões com o Barcelona. E Yerry Mina, que não estreou no Champions. A despesa foi de 131 milhões de euros (R$ 554 milhões).

 

4) Cansaço

Virtual campeão do Campeonato Espanhol, Valverde não poupou seus craques nas últimas rodada, mesmo quando o Barcelona enfrentou times de menor expressão. Messi, Suarez, Iniesta, Rakitic, Busquets, Piqué e Alba são alguns dos que estão jogando com frequência.

 

5) Dependência de Messi

O argentino foi decisivo nesta temporada. Se não fosse por ele, a equipe certamente não seria a líder no campeonato e não estaria na final da Copa do Rei. Suarez não foi bem na Champions, marcando apenas um gol na competição.

 

6) Reforços não corresponderam

As contratações do Barcelona não tiveram nenhum peso na equipe. Coutinho não pode jogar na Liga; Dembélé foi um fiasco; Paulinho durou três meses e está desaparecido desde janeiro; Semedo é o substituto de Sergi Roberto; Yerry Mina não existe para Valverde; e Deulofeu já saiu do clube.

 

7) Ernesto Valverde

No início, sua gestão foi brilhante para recuperar a confiança de jogadores de futebol como Iniesta, Rakitic e Alba, mas uma vez consolidada, não foi capaz de dar alternativas aos jogadores do banco.

 

8) Erros do passado

O que aconteceu com a equipe nos Estádio Olímpico de Roma foi uma história semelhante à que os mesmos jogadores já haviam experimentado na temporada passada contra o PSG e a Juventus, na qual foram derrotados por um acidente. A Champions ensina que você não pode dar uma vantagem mínima ao adversário.

 

9) Quedas inesperadas

Há dois jogadores cujo desempenho caiu de forma alarmante: Umtiti e Paulinho. O primeiro deles era ser um jogador importante no centro da defesa. Sua primeira parte da temporada foi extraordinária. No entanto, após a lesão não foi o mesmo. E o Paulinho começou muito bem, mas ele está se tornando o jogador que todos nós temíamos e pelo qual 40 milhões de euros (R$ 169 milhões) foram pagos. Desde janeiro ele está desaparecido.

 

 

10) Falta de autocrítica

Lionel Messi e os resultados estavam cobrindo as deficiências. A equipe começou a mostrar sintomas de fadiga, mas não quis avisar. Valverde minimizou o jogo desastroso em Sevilha, no qual teve que recorrer a Messi para se recuperar.

Justen Celulares