Rui Car
03/02/2020 16h35 - Atualizado em 03/02/2020 14h09

Jornalista faz comentário machista sobre a roupa de repórter e causa indignação

O que era para ser uma observação engraçada acabou sendo ofensivo para muitas pessoas

Assistência Familiar Alto Vale
Extra

Extra

Delta Ativa

Um jornalista esportivo belga despertou uma indignação nas redes sociais ao fazer um comentário grosseiro sobre a vestimenta da repórter Belén Mendiguren pelo Twitter. Sven Spoormakers fez uma captura da tela enquanto a jovem entrevistava um ciclista em uma competição na Argentina e acrescentou na legenda: “Está frio na Argentina?”.

 

O comentário provocou uma reação de colegas jornalistas que miraram o belga por “objetivar” a jovem repórter. Spoormakers, um ex-campeão júnior de ciclismo, inicialmente defendeu seu comentário, mas depois recuou e admitiu que era “ofensivo para muita gente”.

 

Depois de ver o tuíte, Sophie Smith, jornalista freelancer de cinema, escreveu:

 

” É sério? Me diga que isso está perdido na tradução e você não objetificou publicamente uma jovem repórter. Falando por experiência própria, deixe-me dizer que ela faz exatamente o mesmo trabalho que você, mas precisa trabalhar e aguentar o dobro ainda por causa de besteiras como essa”, afirmou Sophie.

 

Postagem feita pelo jornalista belga, que depois foi apagada
Postagem feita pelo jornalista belga, que depois foi apagada Foto: Reprodução / Twitter

 

Spoormakers respondeu com uma nova grosseria e uma comparação esdrúxula:

 

“Objetivar, sério? Vamos. Não desenhe o cartão feminista aqui. Ela sabe exatamente o que está vestindo – ou não – e por quê. Se eu entrevistasse uma atleta feminina com minhas bolas para fora, você também estaria brincando. Ou chamando isso de desgraça”, rebateu o jornalista.

 

Sophie ainda rebateu mais uma vez, indignada com mais um comentário machista e sexista do colega.

 

“Então é culpa dela, por que você não pode parar de olhar para os peitos dela? O que ela teria que fazer, usar um saco de batatas para você não ficar animado? Se eu tirar uma foto sua no trabalho, postar e comentar o tamanho do seu pênis em um short, você ficaria bem com isso?”, disse Sophie, mais indignada.

 

O jornalista esportivo Ned Boulting, do Reino Unido, também apoiou os tuítes de Sophie Smith contra o colega machista:

 

‘Repetidamente, minhas colegas têm que se defender do desrespeito institucional. Tomo sua voz, Sophie, e adiciono a minha”, afirmou.

 

Desde disso, Spoormakers recuou e apagou a imagem que havia publicado, além de um pedido de desculpas:

 

“O que era para ser uma observação engraçada acabou sendo ofensivo para muitas pessoas. Isso foi um julgamento ruim. Desculpe. E para @lumumendy em particular: nunca nos conhecemos, mas se você já esteve na Bélgica, descubra que eu não sou o brontossauro que você pensa que sou”, disse.

Justen Celulares