Rui Car
01/03/2019 08h54

Lesão tira Fernandinho da Seleção, e veteranos como Marcelo e Paulinho perdem espaço

Em outras posições Tite renova, mas mantém portas abertas aos veteranos

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A convocação desta quinta-feira foi a que teve, originalmente, menos remanescentes da última Copa do Mundo. Apenas 11 jogadores chamados para os amistosos de março contra Panamá e República Tcheca estiveram também na Rússia em 2018.

 

 

A redução quebra uma curva ascendente de veteranos e abre de vez o leque de oportunidades para a Copa América que será disputada a partir de 14 de junho.

 

Remanescentes da Copa do Mundo

  • Setembro/2018: 13 (dois foram cortados)
  • Outubro/2018: 14 (um foi cortado)
  • Novembro/2018: 16 (dois foram cortados)
  • Março/2019: 11
 

Lesionado, Fernandinho é consolado por Guardiola — Foto: ReutersLesionado, Fernandinho é consolado por Guardiola — Foto: Reuters

Lesionado, Fernandinho é consolado por Guardiola — Foto: Reuters

 

Dos mais experientes, excluídos dessa lista, o caso de Fernandinho é o mais emblemático. O volante só não foi chamado por causa da lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Ele voltaria à Seleção após o “detox” do segundo semestre de 2018.

 

 

Logo depois da Copa do Mundo, Fernandinho, autor do gol contra que abriu a vitória da Bélgica por 2 a 1 nas quartas de final, sofreu ofensas raciais nas redes sociais. Sua família também foi atingida. Tite preferiu preservá-lo das duas primeiras datas Fifa.

 

Na terceira, o técnico o convocaria, mas foi a vez de Fernandinho pedir para não ser incluído e poder resolver problemas pessoais. O volante, àquela altura, não sabia se gostaria de voltar a ser convocado. Depois de conversas com Tite, ele decidiu se abrir novamente à Seleção.

 

– Não posso ser cego, surdo e mudo para o que ele está jogando no City – disse o técnico ao deixar claro que Fernandinho poderá, sim, aparecer na Copa América.

 

Tite brincou sobre ótima fase de Fernandinho no City — Foto: André Mourão / MoWA PressTite brincou sobre ótima fase de Fernandinho no City — Foto: André Mourão / MoWA Press

Tite brincou sobre ótima fase de Fernandinho no City — Foto: André Mourão / MoWA Press

 

As outras figurinhas carimbadas da Seleção, entretanto, ficaram fora por opção de Tite.

 

– Não está fechado. Tenho minhas tendências, manias, mas uma comissão técnica que faz contrapontos. A única coisa que peço são argumentos profundos. Vai ser no momento final a decisão (de convocar para a Copa América). Não descarto nem um jovem como Vinicius Junior nem um veterano. Não é da boca para fora. Sei o que Willian, Fernandinho, Renato, Douglas, Paulinho, Marcelo me dão. A construção é que determina por um fio de cabelo – completou.

Justen Celulares