Rui Car
29/05/2017 10h20 - Atualizado em 29/05/2017 08h46

Levir, Guto, Marcelo e Luxa: os mais cotados para substituir Zago no Inter

Direção do clube gaúcho busca nome com experiência para assumir equipe na Série B

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Sem técnico desde a demissão de Antônio Carlos Zago, oficializada neste domingo, o Inter corre para contratar um novo treinador para o decorrer da temporada. Após apostar em um nome emergente, a direção deverá investir em perfil de maior experiência, com rodagem na Série B. Entre as opções disponíveis no mercado, Marcelo Oliveira e Levir Culpi estão entre os cotados, assim como Vanderlei Luxemburgo. Atual treinador do Bahia, Guto Ferreira é outro nome que agrada a cúpula vermelha.

 

Outro que poderia entrar nessa lista é o de Beto Campos, campeão gaúcho pelo Novo Hamburgo justamente em cima do Inter. Pesa contra ele, no entanto, o fato de não ter trabalhado ainda em clube de maior expressão. Confira abaixo os nomes mais cotados até o momento e a situação de cada um deles.

 

Levir Culpi, 64 anos, sem clube

Pelo histórico na Série B, é um dos nomes pretendidos pela direção. Levir Culpi conta com três acessos no currículo: Inter de Limeira (1988), Botafogo (2003) e Atlético- MG (2006). Na última vez em que disputou a Segundona, assumiu o Galo na 10ª rodada e conseguiu erguer a campanha – foi campeão com uma rodada de antecedência.

 

Entre as conquistas recentes de Levir, há a Copa do Brasil de 2014, pelo Atlético-MG, e Primeira Liga, em 2015, pelo Fluminense. Como treinador, iniciou a carreira em 1986 pelo Juventude. Ainda teve passagem pelo Inter em 1990 (confira no vídeo acima), quando foi contratado em 10 de abril, quando tinha 37 anos. Acabou demitido 27 dias após ter sido contratado – foi um dos seis técnicos da equipe naquele ano. Está sem clube desde que deixou o Fluminense.

 

Guto Ferreira, 51 anos, técnico do Bahia

 

Bem conhecido dentro do clube, Guto Ferreira é um novo que agrada a direção colorada. Tem larga experiência nas categorias de base – foi campeão da Taça São Paulo de Futebol Júnior em 1998. Também conquistou o Gauchão em 2002, quando assumiu interinamente o time principal após a saída de Abel Braga e encerrou um jejum de cinco anos. Na mesma temporada, comandou o time em cinco rodadas do Brasileirão.

 

Conforme apurado pelo GloboEsporte.com, Guto já foi procurado por representantes do clube gaúcho. Como tem vínculo com o Bahia, a direção deverá esperar o término da quarta rodada para tentar avançar em tratativas. O que pode complicar uma eventual saída do Bahia é a multa rescisória prevista no contrato com o clube, considerada alta.

 

Outro fator a ser considerado é o bom momento do treinador no Bahia – acabou de ser campeão da Copa do Nordeste nesta semana. Mas também pontos que contam a favor. Em 2016, Guto Ferreira aceitou trocar a Chapecoense na Série A para assumir o comando do Bahia. Conseguiu o acesso com a quarta colocação na Série B. Ou seja, a Segunda Divisão não seria um problema.

 

Marcelo Oliveira, 62 anos, sem clube

 

Demitido após a derrota para o Grêmio no jogo de ida das finais da Copa do Brasil de 2016, Marcelo Oliveira está sem clube desde então. Segundo pessoas ligadas ao treinador, ele recebeu mais de 10 propostas na atual temporada e nem cogitaria trabalhar na Série B… A não ser que fosse em um clube da grandeza do Inter.

 

Marcelo Oliveira foi o melhor treinador do Brasileirão em 2013 e 2014, quando foi campeão pelo Cruzeiro. No ano seguinte, conquistou a Copa do Brasil pelo Palmeiras. O treinador foi procurado há cerca de uma semana por empresários. Até a manhã deste domingo, no entanto, não havia recebido contato oficial de algum dirigente do clube gaúcho.

 

Vanderlei Luxemburgo, 65 anos, sem clube

 

Após a demissão de Ney Franco, Vanderlei Luxemburgo era o sonho da diretoria do Sport para dirigir a equipe na Série A. Mas o treinador encerrou a negociação neste domingo ao alegar que, por uma decisão da família, ficará mais um tempo parado. O treinador está sem clube desde junho do ano passado, quando deixou o comando do Tianjin Quanjian, da China.

 

Luxa já foi especulado outros vezes para assumir o Inter, como em 2014. Ano passado, chegou a ter o nome ventilado após a demissão de Argel. No currículo, tem a conquista da Série B pelo Bragantino em 1989. Depois, o comandante circulou pelo futebol brasileiro, com sucesso por clubes como Palmeiras, Santos, Corinthians e Cruzeiro. Ainda passou pelo Real Madrid, em 2005, e Grêmio, entre 2012 e 2013.

Justen Celulares