Rui Car
17/09/2020 15h10

Marcílio Dias intensifica luta pela igualdade racial e divulga camisa antirracismo

"Temos nas nossas raízes o orgulho negro", diz o diretor de marketing do clube, Flavio Roberto

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Bruno Golembiewski / Marcílio Dias

Foto: Bruno Golembiewski / Marcílio Dias

Delta Ativa

Com o nome em homenagem a um marinheiro preto, o Marcílio Dias tem intensificado a luta pela igualdade racial. O último ato do clube de Itajaí foi o lançamento da camisa antirracista, que será usada pelo goleiro Belliato nos jogos do time na Série D do Brasileiro.

 

– Temos nas nossas raízes o orgulho negro, de trazer no nome Marcílio Dias, um marinheiro preto, herói da Marinha do Brasil. É preciso se posicionar como instituição, e lutar todos os dias pela igualdade racial – destaca o diretor de marketing e comunicação do clube, Flavio Roberto.

 

Belliato vai usar a camisa na Série D — Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias

Belliato vai usar a camisa na Série D (Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias)

 

A peça também é homenagem a Marcelo Vacaria, campeão da Copa Santa Catarina em 2007 e da Recopa Sul-Brasileira em 2008. No mesmo ano da última conquista, o ex-goleiro sofreu um acidente e ficou dias desaparecido, até que o carro com o corpo dele foi encontrado no rio Itajaí-Açu.

 

– A ideia da camisa é homenagear ele, que era ídolo do clube e faleceu defendendo as nossas cores. Não foi coincidência escolher este modelo, usada por ele em 2008, e que na época já fazia menção à luta contra o racismo. Infelizmente, de lá para cá, pouca coisa mudou, e se faz necessário voltar ao tema, dar destaque e levantar a bandeira sempre que possível, para dar um basta nessa violência que todos os dias afeta milhares de pessoas. Assim como Marcelo Vacaria, e tantos outros grandes ídolos pretos da nossa história centenária – completou.

 

Selo antirracismo está na camisa do Marinheiro — Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias

Selo antirracismo está na camisa do Marinheiro (Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias)

 

Filha de Vacaria, Nauana Liz Câmara Alves, de 15 anos, participou do lançamento oficial da camisa na Convés do Marinheiro (loja oficial do clube). Ela viu a exposição de camisas e vídeos do pai atuando em partidas do Marcílio Dias. Por fim, recebeu das mãos do presidente Lucas Brunet um exemplar que o homenageia.

 

O primeiro lote de 50 camisas, destinado somente aos sócios, já se esgotou, evidenciando tamanha relevância do idolo e também do tema abordado pelo Marinheiro. Um segundo lote de camisas sob encomenda será anunciado em breve pelo Marcílio Dias.

 

O Marcílio Dias estreia no Grupo 8 da Série D diante do Pelotas, no sábado, às 15h (de Brasília), no Estádio Boca do Lobo. Depois, recebe o Joinville no Gigantão das Avenidas, dia 26 de setembro, na segunda rodada.

 

Homenagem a Vacaria aparese na peça (Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias)

Homenagem a Vacaria aparese na peça (Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias)

 

FONTE: GLOBO ESPORTE SC

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares