Rui Car
27/11/2018 07h58

Martín Silva vira debate no Vasco e tem permanência indefinida para 2019

Parte da diretoria contesta alto salário e defende busca por outro goleiro

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Ídolo do Vasco nos últimos anos, Martín Silva vive um momento diferente no clube. Os questionamentos da torcida chegaram à diretoria, que avalia o custo benefício do goleiro. A permanência do uruguaio em 2019 está indefinida.

 

 

Martín Silva vive questionamento no Vasco — Foto: Carlos Gregório Jr./VascoMartín Silva vive questionamento no Vasco — Foto: Carlos Gregório Jr./Vasco

Martín Silva vive questionamento no Vasco — Foto: Carlos Gregório Jr./Vasco

 

Martín é considerado caro por parte da cúpula: ganha pouco mais do que o triplo de Fernando Miguel, que ganhou a posição de titular na partida contra o Palmeiras. O salário e a idade elevados (tem 35 anos) são pesados junto às atuações recentes.

 

 

Por isso, há uma sondagem no mercado em busca de outro goleiro para 2019. Não significa que a saída de Martín seja certa: o clube, por exemplo, recusou duas propostas recentemente, nas quais pediu um alto valor para liberá-lo. Mas não descarta negociá-lo caso chegue algo satisfatório – o contrato do uruguaio vai até dezembro de 2020.

 

Há outro componente a ser levado em consideração: o clube ainda tem uma dívida com Martín em relação aos direitos de imagem. Boa parte dos R$ 1,2 milhão já foi paga, mas resta um valor a ser quitado.

 

Martín viveu um ano de altos e baixos. Começou bem, ao garantir a classificação do Vasco para a fase de grupos da Libertadores, ao defender três pênaltis contra o Jorge Wilstermann. No Brasileiro, alternou boas atuações contra Bahia e Fluminense com falhas, como diante do Grêmio. Ao longo do ano, o goleiro teve quatro preparadores diferentes.

 

Fernando Miguel soube sexta que seria titular

Martín não foi relacionado para a partida contra o Palmeiras. Na última sexta-feira, ele sofreu uma pancada no joelho, chegou a se concentrar com o elenco, mas foi liberado para fazer tratamento intensivo no CT do Almirante. Sua presença é incerta diante do Ceará, na última rodada.

 

Martin Silva treina ao lado de Fernando Miguel e João Pedro — Foto: Foto: Rafael Ribeiro/Vasco Martin Silva treina ao lado de Fernando Miguel e João Pedro — Foto: Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Martin Silva treina ao lado de Fernando Miguel e João Pedro — Foto: Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

 

íDe qualquer forma, Martn perdeu a vaga para Fernando Miguel. O novo titular foi avisado na sexta-feira. Pesou a seu favor a boa atuação contra o São Paulo. Até então, ele substituía Martin, que estava com a seleção do Uruguai.

 

O novo status de Martin, aliás, pode ser verificado pelas datas Fifa. Nas duas últimas vezes em que foi convocado pela seleção, o goleiro retornou a tempo de jogar, mas o técnico Alberto Valentim não o relacionou. Foi assim contra Sport e São Paulo – em ambos os casos, o uruguaio estava disposto a atuar.

 

Em 2016, o Vasco chegou a fretar um avião para que o arqueiro enfrentasse o Flamengo pelo Campeonato Carioca. Martín teve grande atuação, com duas defesas em chutes de Guerrero – o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Justen Celulares