Rui Car
31/03/2018 11h11 - Atualizado em 31/03/2018 08h52

Mika Hakkinen alivia a barra de Bottas e não culpa Mercedes por perder vitória

Derrota para Ferrari é vista como um momento de falta de sorte

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Em meio à saraivada de críticas a Valtteri Bottas nos últimos dias, uma voz se levantou para defender o finlandês. Trata-se do compatriota bicampeão mundial Mika Hakkinen, que ao longo da carreira também precisou superar a desconfiança de alguns para se tornar um piloto vencedor, após grandes duelos com ninguém menos do que Michael Schumacher.

 

 

Antes mesmo da temporada 2018, Bottas foi cobrado publicamente pelo chefão da Mercedes, Toto Wolff, para ao menos desafiar o companheiro Lewis Hamilton. Mas no GP da Austrália, na ânsia de se aproximar do inglês, ele acabou batendo no Q3 e teve de fazer uma corrida de recuperação para chegar em oitavo depois de largar em 15º. Hakkinen pediu um voto de confiança:

 

 

– Valtteri irá se recuperar do erro que causou o seu acidente na classificação e o deixou no fim do grid. O acidente aconteceu em uma curva em que você está bem no limite, com uma parede esperando por você do lado de fora, então você precisa de uma boa aderência e uma saída perfeita para se preparar para um período de aceleração longa. Valtteri estava fora de linha, o suficiente para perder toda a aderência traseira, mas ele vai voltar forte. Ele fez uma boa pré-temporada, é mentalmente forte e sabe o que deve fazer.

 

 

Hakkinen também saiu em defesa da Mercedes, que perdeu a vitória com Lewis Hamilton por causa de um bug num sistema que calculava a margem que ele deveria abrir de Sebastian Vettel para fazer o pit stop sem perder a liderança. Para o bicampeão, são situações que fazem parte das corridas e a equipe não tem culpa:

 

 

– Depois da pré-temporada eu estava muito confiante de que a Mercedes dominaria de novo, mas fiquei ainda mais impressionado em ver a incrível performance que Lewis Hamilton e o time produziram na classificação. Ele está num outro nível em relação a todo mundo. A corrida, no entanto, foi uma história diferente porque não foi tranquila para a Mercedes. A vitória de Sebastian Vettel se deu porque a Ferrari foi capaz de reagir rapidamente ao safety car virtual. Não vejo esse resultado como uma falha da Mercedes. Quando se está liderando a corrida pode ser pego em qualquer situação e isso dá mais tempo aos caras atrás de você. A Ferrari tirou proveito disso e a situação do safety car virtual jogou contra a Mercedes.

Justen Celulares