Rui Car
10/05/2017 17h40 - Atualizado em 10/05/2017 13h55

“Miocic só conhece 50% do que sou capaz”, diz Cigano sobre revanche

"2017 é o meu ano, e esta vai ser a minha segunda grande vitória do ano"

Assistência Familiar Alto Vale
Canal Combate

Canal Combate

Delta Ativa

Ex-campeão dos pesos-pesados do UFC, Junior Cigano já derrotou Stipe Miocic, em um duelo bastante equilibrado, realizado em dezembro de 2014. No próximo sábado, ele terá que repetir a façanha para voltar ao posto mais alto da divisão. E, no que depender da confiança do brasileiro, o cinturão já mudou de mãos:

 

– Esse é o meu ano. Esse ano já começou com a maior vitória da minha vida, o nascimento do Bento. A primeira luta, foi uma luta boa, eu entreguei o que eu tinha, mas posso dizer que o Miocic conhece 50% do que sou capaz. Ele conhece 50% do verdadeiro Cigano, e agora estou pronto para mostrar pra ele 100% do Cigano. Estou bem motivado, estou inteiro, sem lesão nenhuma, e me sentindo muito bem. Acho que este é o meu momento, 2017 é o meu ano, e esta vai ser a minha segunda grande vitória do ano – declarou em entrevista ao Combate e ao Combate.com.

 

Questionado sobre o que mudou desde a primeira vez em que se enfrentaram, o brasileiro garantiu que evoluiu mais do que o adversário:

 

– Sempre dá (pra evoluir). Acho que a gente se conhece um pouco mais, ele um pouco de mim, eu um pouco dele. Para formular uma estratégia, acaba sendo mais tranquilo. Acho que ele evoluiu bastante. É um lutador que vem numa evolução muito boa, não é à toa que é o campeão, vem de grandes vitórias, acabou com as lutas. Sempre o respeitei muito. Quando fiz aquela luta com ele, foi aquela guerra, graças a Deus eu venci, mas eu sabia que a gente ia se encontrar novamente, e que aquele cara era de verdade, um cara duríssimo. Não foi à toa que foi aquela guerra. Eu também evoluí bastante, aprendi bastante, estou muito bem preparado para esta luta e quem tem a ganhar são os fãs. Acho que não tem dois pesos-pesados melhores que pudessem ter escolhido para uma luta em pé, de trocação. Eu e o Miocic somos os caras que mais se destacaram nesse quesito nos pesos-pesados, ou seja, tem tudo para ser uma luta muito boa.

 

No bate-papo, Cigano também falou sobre a nova rotina, depois do nascimento de seu filho Bento, e aproveitou para fazer um balanço de sua vida. Confira por tópicos:

Bento

Hoje é aniversário dele, ele faz dois meses, e ele está aqui! Foi até bom, nunca senti tanta dificuldade em dizer tchau e sair pra viajar. Sempre foi complicado você viajar e ficar um tempo fora, mas desta vez foi muito dolorido ter que dizer tchau pro meu neném e ficar distante dele. Conversando, resolvemos que seria melhor que ele viesse, e eles chegaram hoje e agora está tudo certo. Eu levo jeito pra criança, as crianças gostam de mim, e ele não é diferente. Tenho me virado bem. Estou até pensando em fazer aqueles vídeos pro YouTube de como troca fralda, de como faz arrotar, já estou profissional nessas coisas (risos)!

 

E se o filho quiser ser lutador?

Lutador, eu espero que ele não queira ser, mas ele com certeza vai aprender a lutar e vai ter um envolvimento grande com as artes marciais. Acho que é um ensinamento pra vida, é disciplina, como você aprende a ter uma vida mais tranquila, a focar nas coisas certas. Com certeza ele vai ser um artista marcial.

 

Junior Cigano x Stipe Miocic (Foto: Getty)
Junior Cigano já derrotou Stipe Miocic em dezembro de 2014 (Foto: Getty)
 

Reconquista do cinturão

Não posso colocar como um momento difícil, acho que não, porque eu me considero um cara de sucesso, porque saber de onde vim, por tudo que passei, e estar aqui hoje, é só alegria. Mas foi um processo de muito aprendizado comigo mesmo, aprendendo, principalmente na parte emocional. Eu sou um cara emotivo, e eu tenho aprendido a lidar melhor com isso. Por isso que me considero hoje mais forte, vindo lutar pelo título mais forte, mais completo, pronto para resgatar o que eu deixei escapar por pouco no passado. Eu me tornei campeão em 2011, fiquei 2012 como campeão, mas desde o momento que eu perdi o cinturão, sabia dentro do meu coração que em algum momento eu ia voltar a ser o campeão. Porque eu olho o cenário, a categoria dos pesos-pesados, e não vejo nada que eu não possa superar. Inclusive nos momentos em que minhas técnicas foram superadas, foi uma coisa bastante diferente, bastante estranha, e que hoje não acontece mais pelas devidas razões, que não preciso comentar mais. Mas por isso que eu digo, esse é o meu momento, e Cigano está chegando com tudo.

 

Futuro dos pesados

Eu estou bastante motivado. Aquela época, nossa, foi incrível tudo o que eu vivi, a oportunidade, mas hoje também. A categoria estava um pouco amarrada. Hoje em dia, o pessoal está tentando polemizar um pouco mais, sei lá, pra tornar maior a história, mas tem muita conversa e pouca ação, pouca luta acontecendo e muita conversa, muita história acontecendo. A categoria dos pesos-pesados estava vivendo um momento meio enrolado. Eu estou pronto para lutar desde outubro do ano passado. Eu me preparei pra pegar o Werdum no final do ano, depois Stefan Struve, pensei, “Nossa, será que não vai acontecer luta?” Até que me deram a luta pelo cinturão. Pensei: “Pronto, agora esse não pode pular fora e dizer que não quer lutar (risos), porque é o campeão”. É como tenho falado: é o momento da verdade. Com tudo o que está acontecendo no esporte, até com a chegada da Usada, as coisas estão mudando, e esse é o momento da verdade. Eu sou feito de verdade, fui campeão do mundo com verdade, e vou ser novamente agora com verdade.

 

O Combate transmite o UFC 211 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado, a partir de 18h45 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha o torneio em Tempo Real e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo. Na sexta-feira, site e canal transmitem a pesagem cerimonial ao vivo a partir de 19h50. Confira o card completo:

UFC 211
13 de maio, em Dallas (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Stipe Miocic x Junior Cigano
Peso-palha: Joanna Jedrzejczyk x Jéssica Bate-Estaca
Peso-meio-médio: Demian Maia x Jorge Masvidal
Peso-pena: Frankie Edgar x Yair Rodríguez
Peso-mosca: Henry Cejudo x Sergio Pettis
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h, horário de Brasília):
Peso-leve: Eddie Alvarez x Dustin Poirier
Peso-leve: Chas Skelly x Jason Knight
Peso-médio: Krzysztof Jotko x David Branch
Peso-leve: Marco Polo Reyes x James Vick
Peso-palha: Jessica Aguilar x Courtney Casey
Peso-pena: Jared Gordon x Michel Quiñones
Peso-pesado: Chase Sherman x Rashad Coulter
Peso-pena: Gabriel Benítez x Enrique Barzola
Peso-meio-pesado: Joachim Christensen x Gadzhimurad Antigulov

Justen Celulares