Rui Car
27/10/2017 13h40 - Atualizado em 27/10/2017 10h33

Neymar tem mais cartões em sua carreira do que Pepe? Checamos

Após expulsão do atacante pelo PSG, internautas divulgam números que dão conta de que brasileiro superaria zagueiro em punições em campo. É verdade. Mas em partes

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Desde que Neymar foi expulso no último domingo, no empate por 2 a 2 do PSG contra o Olympique de Marselha, uma comparação tomou as redes sociais: o brasileiro teria mais cartões que o zagueiro Pepe na carreira. O atacante, de 25 anos, chegou aos 138 amarelos e oito vermelhos. Mas o defensor luso-brasileiro, aos 34 anos, tem menos que isso? Não. O GloboEsporte.com checou os números com base nos dados apresentados pelo site Ogol e descobriu que são 159 amarelos e oito vermelhos.

 

No entanto, alguns internautas acertaram quando compararam os dois jogadores no período desde que o camisa 10 do time parisiense estreou como profissional. Aí, sim, Neymar supera Pepe. E muito. Desde 2009, quando o ex-Barça estreou pelo Santos, o zagueiro foi amarelado 88 vezes. São 50 cartões a menos. Mas um dado ajuda a explicar a diferença: no período, Pepe jogou 384 partidas, contra 503 de Neymar.

 

No geral, ambos têm média idêntica. Neymar levou seus 138 amarelos e oito vermelhos em 503 partidas como profissional, uma média de 0,29 cartão por partida. Mesmo com oito anos a mais de carreira, Pepe tem 592 jogos. O zagueiro sofreu com lesões em algumas temporadas. O luso-brasileiro também apresenta média de 0,29 cartão.

 

Entretanto, um dado chama a atenção. Pepe enfrenta a fama de jogador violento, mas não é expulso desde 2014. Seu último vermelho foi por Portugal, na Copa do Mundo do Brasil, na derrota por 4 a 0 para a Alemanha. Por clubes, o retrospecto é ainda melhor. O último vermelho tomado pelo defensor vestindo a camisa de um clube foi no dia 17 de dezembro de 2011, quando o Real Madrid goleou o Sevilla por 6 a 2. Desde então, Neymar foi expulso cinco vezes.

Justen Celulares