Rui Car
14/02/2019 11h11 - Atualizado em 14/02/2019 09h00

Novo camisa 10? Palmeiras cresce com função diferente de Gustavo Scarpa no meio-campo

Meia não escolhe posição: "Tenho de me adaptar à posição que o professor pede"

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Uma mudança de posicionamento no sistema ofensivo parece dar a Felipão uma dinâmica mais criativa para o Palmeiras de 2019. Embora ainda não tenha encontrado um substituto para Willian no trio de ataque, o Verdão pode ter o tão esperado volume de jogo com a presença de Gustavo Scarpa pelo meio.

 

Escalado centralizado contra o Bragantino, com Moisés de segundo volante, Scarpa assumiu a função de camisa 10 do Palmeiras na armação das jogadas, sem perder a liberdade de cair pelos lados. Contra o Bragantino, com direito a um gol de pênalti, foi um dos destaques.

 

 

– Eu tenho de me adaptar à posição que o professor pede para eu fazer. Procurei me adaptar rápido à dinâmica da equipe da equipe, ao estilo de jogo que a gente propôs, acredito que deu certo. Mas fico mais feliz pela vitória da equipe – afirmou o camisa 14, que, ao lado de Dudu, Lucas Lima e Bruno Henrique, atuou nas seis partidas do Verdão em 2019.

 

 

Gustavo Scarpa balançou a rede em cobrança de pênalti contra o Bragantino — Foto: Marcos RibolliGustavo Scarpa balançou a rede em cobrança de pênalti contra o Bragantino — Foto: Marcos Ribolli

Gustavo Scarpa balançou a rede em cobrança de pênalti contra o Bragantino — Foto: Marcos Ribolli

 

Nos primeiros jogos da temporada, Scarpa foi escalado por Felipão pelo lado, completando o sistema ofensivo com Lucas Lima, Dudu e Borja (Deyverson). Mas o início de ano de pouco brilho de Lucas Lima obrigou o treinador a testar novas alternativas.

 

Pelo lado, Felipe Pires e Carlos Eduardo vêm tendo oportunidades. Com Moisés como opção mais recuada, Gustavo Scarpa hoje disputa posição com Lucas Lima, Raphael Veiga e Zé Rafael – este último pode exercer outras funções pelo meio.

 

– Para mim é indiferente. Não tenho preferência por posição, fico feliz de fazer parte da equipe. Espero que consiga ajudar o Palmeiras independentemente da função que eu vá exercer – diz Scarpa.

 

O Palmeiras volta a campo no domingo, quando enfrenta a Ferroviária, às 17h, na Fonte Luminosa, em Araraquara, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Com uma entorse no tornozelo, Scarpa não treinou nesta quarta-feira, mas a princípio não preocupa.

 

Se Felipão mantiver o rodízio, tática que ele adotou em todos os jogos até agora, Lucas Lima tem chance de voltar ao time.

Justen Celulares