Rui Car
03/05/2023 14h24

Partida entre Figueirense x Paysandu pela Série C pode ter torcida única

Equipes se enfrentam pela segunda rodada da competição na próxima semana

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: CAC / Divulgação

Foto: CAC / Divulgação

Delta Ativa

A partida entre Figueirense e Paysandu no dia 8 de maio, em Florianópolis, pode acontecer com torcida única. A medida acontece em razão da confusão nas arquibancadas durante o jogo entre as equipes pela Série C do Campeonato Brasileiro de 2022 no estádio Orlando Scarpelli.

 

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) e a Polícia Militar vão solicitar à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que o jogo, válido pela segunda rodada da Terceirona, tenha torcida apenas do clube mandante, no caso, do Figueirense.

 

A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta terça-feira (2) pela 29ª Promotoria com representantes da PM e da FCF (Federação Catarinense de Futebol).

 

Motivada pelo histórico de violência entre as torcidas organizadas dos dois clubes e possível relação de morte de torcedor corintiano com briga de torcidas organizadas em Belém/PA – sede do Paysandu -, em abril deste ano”, diz a decisão divulgada pelo MPSC.

 

A sugestão pela torcida única foi trazida pela Polícia Militar, que destacou antes dos jogos é feita orientação e análise da possibilidade de brigas, mas para esse jogo, especificamente, existe uma “preocupação maior”.

 

A partir da reunião, o promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto encaminhou ofício à FCF com pedido de suspensão, em caráter excepcional, da participação da torcida visitante, para ser repassado à entidade nacional.

 

No ofício, o Ministério Público frisa que, apesar da tomada de providências pela PMSC no sentido de incrementar o policiamento dentro e fora do estádio de futebol, com a fiscalização da entrada e a revista dos torcedores, ainda persiste a necessidade de suspensão da participação da torcida visitante.

 

Tamanha a agressividade verificada no jogo anterior entre os dois times de futebol e a hostilidade entre as torcidas organizadas”, diz o MP.

 

Relembre a confusão

 

O Figueirense venceu o Paysandu por 2 a 1 no dia 3 de setembro em duelo válido pela terceira rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2022.

 

No entanto, o principal fato da partida acabou sendo a confusão nas arquibancadas.

 

O árbitro Bruno Arleu de Araújo registrou em súmula que, durante o segundo tempo, torcedores do Papão lançaram uma cadeira, três baquetas e uma bomba contra os jogadores reservas do time catarinense e também na direção da torcida alvinegra que estava no Setor A (cadeiras cobertas) do Orlando Scarpelli.

 

O ato aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo, logo após o gol anotado pelo atacante Gustavo Henrique, o segundo do Figueirense na partida.

 

Interrompi momentaneamente por seis minutos a partida, pois, após o gol da equipe mandante, houve uma confusão entre a torcida mandante e a torcida visitante. A equipe de arbitragem foi informada pela comissão técnica do Figueirense que foi atirado, no campo de jogo, atrás do gol onde encontravam-se em aquecimentos os atletas suplentes desta equipe e na direção dos mesmos, uma cadeira da arquibancada e três baquetas vindas do local onde se encontravam torcedores do Paysandu”, escreveu o arbitro.

 

Sendo observado pela equipe de arbitragem, o lançamento de bomba da torcida do Paysandu em direção a torcida do Figueirense que se encontrava no setor das sociais do clube”, completa.

 

Em um primeiro momento, o Furacão chegou a ser punido com a perda de dois mandos de campo. No entanto, o clube conseguiu o efeito suspensivo com a liberação da presença de público.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares