Rui Car
04/10/2018 15h40 - Atualizado em 04/10/2018 13h41

Paz com torcida, um gol por jogo e foco no PSG: Neymar tem melhor início após frustração

Craque brasileiro chega a 10 gols em 10 jogos pelo Paris na temporada após show diante do Estrela Vermelha

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Média de um gol por jogo, ovacionado pela torcida francesa e longe de polêmicas ou qualquer rumor de transferência. Com dez gols marcados em dez jogos disputados pelo Paris Saint-Germain até agora, Neymar está em boa fase e tem o seu melhor início de temporada desde que chegou ao futebol europeu em 2013. O momento de paz do atacante chega logo depois da frustração com a seleção brasileira na Copa do Mundo.

 

Os três gols marcados na última quarta-feira, na vitória do PSG por 6 a 1 sobre o Estrela Vermelha, da Sérvia, pela Liga dos Campeões, fizeram o camisa 10 igualar uma marca que ele tinha conseguido apenas em 2014/2015 pelo Barcelona: dez gols nas dez primeiras partidas da temporada.

 

 

Mas não é apenas o fato de balançar as redes com frequência que faz Neymar ter um início mais tranquilo do que no ano passado. Além dos gols, assistências e bonitas jogadas dentro de campo, agora a melhor adaptação e bom ambiente dentro do elenco do PSG estão deixando o brasileiro mais focado e leve. Em 2017, houve a polêmica com o uruguaio Cavani sobre quem cobraria os pênaltis do time, vaias da torcida, insatisfação com o ex-técnico Unai Emery e constantes notícias sobre o interesse do Real Madrid em sua contratação.

 

Além disso, a lesão sofrida no pé direito em fevereiro deixou Neymar três meses longe de Paris, o que fez sua relação com a cidade e com os torcedores esfriar à época.

 

– Estou bem tranquilo, bem sossegado. Ano passado teve a minha lesão, então eu acabei ficando muito tempo longe daqui, me recuperando, eu estava mais focado na Copa do Mundo. Tive que ficar um pouco afastado daqui, mas cheguei muito feliz e fui bem recebido pela torcida e pelos meus companheiros. Mas hoje eu me sinto como me sentia o ano passado, tentando melhorar a cada dia e buscando a minha felicidade dentro do campo, que é o que eu mais gosto de fazer – afirmou o brasileiro nesta quarta, quando foi bastante aplaudido pela torcida ao ser substituído.

 
 

Neymar levou a bola do jogo para casa após o hat-trick pelo Paris Saint-Germain — Foto: AFPNeymar levou a bola do jogo para casa após o hat-trick pelo Paris Saint-Germain — Foto: AFP

Neymar levou a bola do jogo para casa após o hat-trick pelo Paris Saint-Germain — Foto: AFP

 

As duas entrevistas que ele concedeu esta semana no Parque dos Príncipes, antes e depois do duelo contra o Estrela Vermelha, mostraram um Neymar mais descontraído mesmo ao responder questões mais delicadas dos jornalistas. Na terça, o atacante fez questão de deixar no passado o choro pela eliminação da Copa da Rússia e as críticas pelo excesso de quedas, destacando a felicidade pelo seu momento atual.

 

Nesta quarta, ele marcou três gols em um jogo da Champions League pela segunda vez na carreira – a outra foi pelo Barcelona, em 2013 contra o Celtic, da Escócia, também em uma goleada por 6 a 1. Apesar do início animador em 2018/19, Neymar sabe que o que vale mesmo é quando o Paris for encarar adversários mais fortes, na segunda metade da temporada, pelo mata-mata da competição europeia.

 

– Eu tenho muito para evoluir, tanto fisicamente quanto tecnicamente. Eu falei de fevereiro e março porque são as finais. São os momentos mais importantes na Champions League, final do Campeonato Francês. Então é ali onde você precisa estar mais preparado. Claro que você vai estar um pouco mais desgastado, mas mentalmente você tem que estar mais preparado do que agora. Então agora você procura trabalhar a forma física, é isso que eu busco a cada treino E que em fevereiro e março a gente possa estar 100% para buscar o que a gente quer.

 

Com 100% de aproveitamento no Campeonato Francês, o PSG volta a campo no domingo contra o Lyon, pela nona rodada, às 16h (de Brasília), no Parque dos Príncipes.

 

Show pós-show

Depois do jogo, teve um pequeno show musical particular, em um salão do Parque dos Príncipes, com a presença dos jogadores brasileiros do PSG, amigos e familiares. A Bruna Marquezine estava com o Neymar. Tocaram o cantor Wesley Safadão, que nesta quinta faz show em Paris, e o cantor sertanejo Kauan, dupla de Matheus. Em 2017 já havia acontecido coisa parecida, depois dos 7 a 1 no Celtic em novembro, com show de pagode do Dilsinho no mesmo salão do estádio.

 

Wesley Safadão e Neymar posam com a camisa do jogo — Foto: Reprodução / InstagramWesley Safadão e Neymar posam com a camisa do jogo — Foto: Reprodução / Instagram

Wesley Safadão e Neymar posam com a camisa do jogo — Foto: Reprodução / Instagram

 

Justen Celulares