Rui Car
30/12/2022 16h45

Pelé esteve quatro vezes em Santa Catarina como jogador

Primeira vez foi com menos de 18 anos e a última na condição de tricampeão mundial

Assistência Familiar Alto Vale
Pelé concede entrevista do estádio Adolfo Konder (Foto: Reprodução livro Um Jogo Inesquecível)

Pelé concede entrevista do estádio Adolfo Konder (Foto: Reprodução livro Um Jogo Inesquecível)

Delta Ativa

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, há muito tempo é reconhecido como o rei da modalidade. Não só pelos seus avassaladores números, mas pela incrível história do atleta que levantou três títulos mundiais quase em sequência.

 

Também por isso se tornou majestade muito tempo antes de qualquer projeto de grande jogador surgido, principalmente, pós a passagem inesquecível do mineiro de Três Corações.

 

Pelé, como não poderia ser diferente, teve a oportunidade de passar por Santa Catarina onde foi ovacionado – como não poderia ser diferente. Existem, ao menos, quatro aparições públicas em terras catarinenses.

 

A última vez, inclusive, foi há pouco mais de 50 anos, no antigo estádio Adolfo Konder – onde é situado o Shopping Beiramar. Pelé esteve em campo em duelo diante do Avaí, com a camisa do Santos, vitória santista por 2 a 1.

 

Pelé conheceu Santa Catarina por meio de Joinville, no Norte do Estado, onde esteve em 1957. Quatro anos depois também esteve no Estado, dessa vez, em Blumenau, em uma oportunidade em que fez cinco gols na mesma partida.

 

Pelé esteve, mais uma vez, em 1967, em Taió, onde acompanhou a delegação do Santos em jogo diante da Seleção de Blumenau. RELEMBRE AQUI

 

Relembre, em ordem cronológica, as vezes em que Pelé esteve em Santa Catarina:

 

1) Joinville: Foi em 1957 que Pelé jogou um amistoso contra o América de Joinville. O então jovem, que era apenas um projeto de rei, tinha menos de 18 anos e sequer tinha assombrado o mundo no mundial do ano seguinte.

 

2) Blumenau: Em 1961 o Santos esteve em Blumenau para um jogo contra o Olímpico. Vitória do time da Vila Belmiro por 8 a 0 onde Pelé marcou cinco vezes, além de um show particular para as testemunhas.

 

3) Taió: O Santos esteve em Santa Catarina, a convite do então prefeito do município, Moacir Bertoli, para um duelo contra a seleção de toda a região no ano de 1967. O então bicampeão mundial Pelé, no entanto, não conseguiu entrar em campo em função de uma lesão.

 

4) Florianópolis: Foi em agosto de 1972 que Pelé entrou em campo, em Florianópolis, no estádio Adolfo Konder, em jogo contra o Avaí. Vitória do Santos pelo placar de 2 a 1 em duelo histórico do rei na capital dos catarinenses.

 

Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares