Rui Car
30/11/2018 13h30 - Atualizado em 30/11/2018 11h27

Poder Judiciário presta homenagem para vítimas do acidente com avião da Chapecoense

Tragédia completou dois anos

Assistência Familiar Alto Vale
TJ/SC

TJ/SC

Delta Ativa

Nesta semana, o jardim do Fórum da comarca de Chapecó ganhou um verde especial, acompanhado de branco. As cores da Associação Chapecoense de Futebol incrementaram a fachada para lembrar o acidente aéreo que vitimou 71 pessoas na madrugada do dia 29 de novembro de 2016, quando jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas seguiam para a decisão da Copa Sulamericana em Medellin, na Colombia, em voo fretado.

 

Na ocasião, dois magistrados foram designados pelo Tribunal de Justiça para um plantão especial com o objetivo de atender exclusivamente as necessidades legais dos familiares das vítimas. Os juízes que prestaram os serviços até a chegada dos corpos, quatro dias depois do acidente, foram Selso de Oliveira, atualmente desembargador, no TJ, e Ermínio Darold, titular da 1ª Vara da Família, Idoso, Órfãos e Sucessões.

 

Foram expedidas decisões sobre local de sepultamento – quando familiares não conseguiam chegar a um acordo, liberação antecipada de valores em depósito bancário para fazer frente às despesas e permissão de sepultamento sem documentos pessoais. “O Poder Judiciário se colocou à inteira disposição dos familiares e respondeu às emergências do momento. Era nossa função facilitar e agilizar o atendimento das necessidades legais, que estavam ao nosso alcance, diante de tamanha fragilidade emocional”, lembra Darold. A decoração do entorno do fórum foi iniciativa do setor de manutenção da comarca, sob coordenação da técnica judiciária Irdes Camini Paludo.

Justen Celulares