Rui Car
17/12/2019 08h46

Por que a CBF tem certeza sobre Reinier no pré-olímpico e avalia plano B para “europeus”

Flamengo dá sinal verde para jogador de 17 anos se apresentar

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Os 23 convocados por André Jardine para disputar o pré-olímpico – entre janeiro e fevereiro na Colômbia – têm data de apresentação para o dia 3 de janeiro, na Granja Comary. Mas até lá há muita água para rolar na lista definitiva. É exatamente o dia da chegada em Teresópolis o prazo limite para cinco mudanças entre os que viajam para disputar o classificatório para Tóquio 2020.

 

A boa notícia é Reinier. Depois de desgaste com o Flamengo, que não liberou o jogador depois de acordo prévio com a CBF, Jardine tem confiança na apresentação do jogador de 17 anos. E não é à toa – nem foi coincidência o próprio Flamengo divulgar a convocação do talentoso meia nas redes sociais. O Rubro-Negro, depois de bater o pé para não ter o desfalque do atleta num momento crucial da temporada 2019, deu sinal verde para o garoto se apresentar. E ele quer. Por isso, vai abrir mão de 30 dias de férias.

 

 

Jardine já sabia que não teria a disposição nomes de grandes clubes europeus, casos de Renan Lodi, que não foi liberado nem quando era do Athletico, ou Rodrygo e Vinicius Junior. Mas viu casos de outros jogadores se complicarem nas últimas semanas. Douglas Luiz é um dos prováveis problemas. O Aston Villa não quer liberar o jogador. Sinalização diferente da que Jardine e cia tiveram num contato anterior.

 

 

Gabriel Martinelli comemora gol pelo Arsenal: garoto de 18 anos ganhou vaga no time inglês — Foto: David Klein/ReutersGabriel Martinelli comemora gol pelo Arsenal: garoto de 18 anos ganhou vaga no time inglês — Foto: David Klein/Reuters

Gabriel Martinelli comemora gol pelo Arsenal: garoto de 18 anos ganhou vaga no time inglês — Foto: David Klein/Reuters

 

Betis quer corte de lateral

O momento, porém, é outro. Após processo de adaptação natural na Premier League, Douglas se consolida como titular do clube inglês. Recentemente, foi convocado para a seleção principal pelo técnico Tite. O Aston Villa joga dia 1º de janeiro contra o Burnley e dia 4 contra o Fulham.

 

Convocado também para a Seleção de Tite na última data Fifa, Emerson vai precisar ver seu caso diretamente com os dirigentes do Real Betis. O clube espanhol comunicou que vai pedir a desconvocação do lateral, que poderia desfalcar o time da Andaluzia por até sete partidas.

 

O caso de Gabriel Martinelli é um pouco diferente. Ele se tornou titular no Arsenal nas últimas partidas. Jogou 90 minutos nos últimos dois jogos da Premier League (City e West Ham) e entrou no segundo tempo do último jogo da Liga Europa. São 16 jogos e oito gols na temporada. A CBF vai tentar contato diretamente com Edu Gaspar, ex-dirigente da entidade máxima do futebol brasileiro.

 

A comissão técnica trabalha com alternativas para casos mais complicados. Tem outro nome para substituir em caso de não apresentação à seleção sub-23. Os dirigentes da CBF e Jardine confiam também no esforço próprio dos atletas para dobrarem seus empregadores. Mas, internamente, reconhecem que a lista anunciada nessa segunda dificilmente não vai ser mexida.

Justen Celulares