Rui Car
25/04/2017 14h03

Projeto da Escola Municipal de Santa Maria une esporte e educação, em Rio do Campo

Houve uma integração de todos alunos da Escola

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A Escola Municipal de Santa Maria lançou um projeto para incentivar o estudo através do esporte. Os alunos da escola se dividiram em grupos para disputar partidas de futsal. Mas a competição vai além das quadras. Para conquistar a medalha, as equipes precisam vencer também nas modalidades de comportamento e média de notas.

 

O diretor Pedro Orlando Muniz explica que a ideia inicial é oferecer oportunidades diferentes para o aluno. Segundo ele, os alunos têm no ‘sangue’ a vontade de correr, pular, jogar e participar. “Temos alunos bem ativos, extrovertidos e alguns muito quietos, então queremos criar uma chance desses alunos poderem expor seu potencial”, diz Pedro.

 

Os alunos gostam muito de jogos “Tanto masculino como feminino”, afirma o Diretor. “Nem todos, mas aqueles que não tem uma boa coordenação para correr dentro de campo já estão pegando isso. Conversando com os professores, verificamos que a ideia foi aprovada, devido a participação daqueles que nunca participam”.

 

Houve uma integração de todos alunos da Escola “Os alunos estão disputando três competições, a primeira é de futsal, que já terminou. Estes mesmos times vão disputar nota, para ver no final do primeiro semestre. E ainda conta a questão de comportamento. Há alguns alunos ‘afoitos’, que estamos buscando ver se o time procura ter um bom comportamento em sala de aula para buscar a medalha”, disse o Diretor Pedro.

 

Pelo depoimento de professores e na observação de Pedro, alguns alunos que tinham vários problemas com comportamento, tiveram uma melhora bem acentuada. “Houve sim uma melhora de comportamento, de compromisso com os estudos e com as tarefas. Não de todos, problemas sempre haverá, mas tivemos uma acentuada melhora”.

 

A ideia obteve êxito e deverá ser repetida nos próximos semestres “Vamos repetir o campeonato no próximo semestre, desde que haja sucesso neste primeiro”, afirma o diretor.

 

A premiação será realizada no Dia da Família na Escola onde serão entregues as medalhas aos campeões de futebol, notas e comportamento. O evento deve ocorrer em setembro com a presença de pais de alunos e doadores de medalhas.

 

O aluno Mateus Wayczyk, de 14 anos, do 9º ano, afirma que a competição foi legal “Foi bem legal, anteriormente não tínhamos essa competição. Foram os professores que organizaram as equipes”, diz. Mateus esteve em uma das equipes vencedoras e exclamou “Foi suado, mas vencemos”.

 

Já a aluna Vivian Carla Rosa, 13 anos, reforçou que o projeto é uma novidade na escola “Foi bem interessante. Terminou a competição esportiva, mas continua, agora, a disputa de notas. E quem tiver as melhores notas ganhará mais uma medalha”, finaliza.

Justen Celulares