Rui Car
05/02/2020 15h20 - Atualizado em 05/02/2020 15h22

Proliferação de coronavírus da China pode prejudicar os Jogos de Tóquio-2020

Vários eventos classificatórios, como os de badminton e boxe, foram adiados por causa da epidemia

Assistência Familiar Alto Vale
O presidente-executivo do COL de Tóquio-2020, Toshiro Muto (segundo à esquerda) Foto: STR / AFP - Por: Extra

O presidente-executivo do COL de Tóquio-2020, Toshiro Muto (segundo à esquerda) Foto: STR / AFP - Por: Extra

Delta Ativa

A proliferação de um novo coronavírus pode jogar “água fria no ímpeto crescente dos Jogos Olímpicos de 2020“. Essa é afirmação do presidente-executivo do Comitê Organizador da Olimpíada de TóquioToshiro Muto, feita nesta quarta-feira durante a reunião com os organizadores dos Jogos Paralímpicos.

 

 

Autoridades japonesas, incluindo o primeiro-ministro, Shinzo Abe, disseram que o governo trabalhará duro para minimizar todo e qualquer impacto do surto de vírus na Olimpíada, que começa em 24 de julho.

 

“Estou seriamente preocupado… espero que isso seja resolvido o mais cedo possível”, disse Muto.

 

O saldo de mortes do vírus semelhante à gripe, que teve origem na cidade central chinesa de Wuhan, já passou de 490. Duas empresas aéreas dos Estados Unidos suspenderam voos para Hong Kong depois da primeira morte no local, e 10 casos foram confirmados em um navio de cruzeiro japonês em quarentena.

 

Vacinas contra o vírus provavelmente não estarão prontas até o início da Olimpíada de Tóquio, conforme disse anteriormente à “Reuters” um professor que analisou os riscos de segurança antes dos Jogos. Ele acrescentou ainda que espera haver tempo suficiente para preparar defesas.

 

Saburo Kawabuchi, chefe da vila olímpica dos Jogos de 2020, disse torcer para que o evento prossiga tranquilamente e livre do vírus. Separadamente, a Agência de Esportes do Japão começou a examinar o impacto do vírus nos preparativos dos atletas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, noticiou a emissora “NHK”.

 

Vários eventos classificatórios, como os de badminton e boxe, foram adiados por causa da epidemia.

Justen Celulares