Rui Car
17/11/2017 10h20 - Atualizado em 17/11/2017 08h27

Quem fica? Quem sai? Quem chega? Os próximos passos do campeão Corinthians

Clube quer evitar debandada igual à de 2015 e mira reforços

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Quais são os próximos passos do campeão? Depois de comemorar o sétimo título brasileiro na quarta-feira, o Corinthians começa a olhar para o futuro e planejar 2018. Preparado para prováveis perdas, a ideia é manter time competitivo para Libertadores.

 

Nesse contexto, um desfalque é quase certo: Guilherme Arana está perto do Sevilla, da Espanha, e já fala do Timão em tom de despedida. Até o momento, é a única negociação tratada pela diretoria.

 

 

O clube se planeja para perder mais dois ou três titulares, mas também varre o mercado em busca de reforços. O presidente Roberto de Andrade explicou a situação.

 

Arana é o primeiro que deve deixar o Timão: ideia é evitar debandada (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Arana é o primeiro que deve deixar o Timão: ideia é evitar debandada (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Arana é o primeiro que deve deixar o Timão: ideia é evitar debandada (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

 

– Esse entra e sai de atletas é normal, todo mundo sabe como funciona. O atleta é um funcionário, como todos nós somos. Se vier uma proposta de outro lugar, ele pensa na vida dele. Muitas vezes é uma proposta irrecusável – disse o presidente.

 

O Corinthians quer – e acredita que vai – evitar debandada semelhante à do título de 2015, quando perdeu seis titulares de uma vez no início da temporada seguinte. O clube se vê mais protegido, com multas rescisórias altas e um time comprometido a buscar a Libertadores.

 

Há, porém, situações a serem resolvidas. O GloboEsporte.com lista abaixo as principais pendências no elenco.

 

Quase fora

Neste momento, apenas Guilherme Arana está próximo de ser negociado. Como tem apenas 40% dos direitos econômicos, o Timão não tem tanto poder de segurá-lo. O clube manteve o lateral no meio do ano e recusou propostas na casa dos 15 milhões de euros (R$ 55 milhões).

 

 

Situação indefinida

O zagueiro Balbuena negocia a renovação e já recebeu uma primeira proposta, de quatro anos de contrato. Apesar de ter vínculo até o fim de 2018, o paraguaio recebe assédio europeu e não sabe se fica. Assim como o meia Rodriguinho, que recusou a Turquia no início do ano, foi campeão e se vê no momento ideal para realizar o sonho europeu.

 

O meia Danilo, de volta ao time após mais de um ano sem jogar, tem contrato até 31 de dezembro. A diretoria avalia se compensa ou não renovar com o veterano de 38 anos.

 

Rodriguinho foi destaque em campanha do título e pode ser baixa em 2018 (Foto: Marcos Ribolli)Rodriguinho foi destaque em campanha do título e pode ser baixa em 2018 (Foto: Marcos Ribolli)

Rodriguinho foi destaque em campanha do título e pode ser baixa em 2018 (Foto: Marcos Ribolli)

 

Deve ficar

O lateral-direito Fagner está praticamente garantido em 2018, de acordo com o próprio.

 

– Já acertamos os detalhes, tudo, então agora só está faltando mesmo a assinatura. Espero assinar o quanto antes para não ter problema. Mas está tudo certo – afirmou.

 

O atacante  também cravou permanência após a confirmação do título e disputa, no mínimo, a Libertadores. Emprestado pelo Bordeaux até dezembro, o zagueiro Pablo deve ter seus direitos econômicos comprados pelo Timão. Mais um reforço para 2018.

 

Pablo deve ter final feliz em negociação para ficar no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Pablo deve ter final feliz em negociação para ficar no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Pablo deve ter final feliz em negociação para ficar no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

 

E os reforços?

Não espere nomes “barulhentos”, de impacto, mas sim nomes que possam compor elenco e dar retorno futuro. O maior exemplo é Clayson, contratado da Ponte Preta e destaque no Brasileirão. Os cofres só serão abertos se houver grande oportunidade no mercado.

 

As posições carentes? Um zagueiro, um lateral-direito reserva, um lateral-esquerdo, um meio-campista, um atacante de velocidade e um centroavante para a reserva de Jô. Nomes como Marllon, defensor da Ponte Preta, e Zé Rafael, meia do Bahia, estão entre os cotados.

Justen Celulares