Rui Car
14/05/2018 08h57

Quem vai? Quem pode ir? Saiba tudo sobre a convocação da seleção brasileira

Tite já confirmou 15 nomes, mas outros dois estão praticamente garantidos

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Era 22 de agosto de 2016 quando Tite sentou-se pela primeira vez à mesa do auditório da CBF para anunciar uma convocação. De lá pra cá, ele repetiu esse processo 10 vezes, uma delas num hangar de aeroporto, e vestiu a camisa da seleção brasileira em 64 jogadores. Observados, por ele e pela comissão técnica, foram mais de uma centena. E depois de filtros, exclusões e o duro golpe da perda de Daniel Alves, 23 serão escolhidos nesta segunda-feira para a disputa da Copa do Mundo.

 

 

Às 14h, Tite anunciará a mais importante das listas. Ele não se esquivou de, nos últimos meses, confirmar nomes escalados com maior frequência ao longo dos 19 jogos em que esteve no comando. São 15: Alisson, Ederson, Marcelo, Miranda, Marquinhos, Thiago Silva, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Coutinho, Willian, Neymar, Gabriel Jesus e Firmino.

 

Tite lerá os nomes dos 23 convocados nesta segunda-feira (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)Tite lerá os nomes dos 23 convocados nesta segunda-feira (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Tite lerá os nomes dos 23 convocados nesta segunda-feira (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

 

A reportagem do GloboEsporte.com aposta que o meia Fred e o atacante Douglas Costa também carimbaram seus passaportes depois dos amistosos de março, contra Rússia e Alemanha.

 

Algumas das vagas abertas são mais previsíveis, outras uma completa incógnita. Abaixo, vamos esclarecer algumas questões sobre a convocação que será feita às 14h, com transmissão da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, que também acompanhará em Tempo Real a partir das 13h.

 

35 para a Fifa, 23 para o público

Nesta segunda-feira, a comissão técnica vai enviar à Fifa uma lista com 35 jogadores pré-inscritos na Copa do Mundo. Mas Tite só vai anunciar os 23 que ele pretende levar à Rússia. Os outros 12 só serão divulgados com autorização da CBF.

 

Para que servem esses 35?

Até o dia 4 de junho, as 32 seleções da Copa do Mundo precisam enviar à Fifa os 23 inscritos na lista final. Eles necessariamente precisam estar nessa primeira relação de 35. Algumas equipes optam por iniciar os treinamentos com um grupo maior, e depois fazer cortes. O Brasil, tradicionalmente, não. Anuncia só os 23, e só troca em caso de lesão. Será assim, novamente, em 2018.

 

Leia abaixo a situação de cada jogador, posição por posição – os números entre parênteses se referem apenas ao período da Seleção com Tite no comando.

 

Goleiros

  • Confirmados: Alisson (8 convocações, 15 jogos) e Ederson (6 convocações, 1 jogo).

A última vaga é disputada por Neto (1 convocação, nenhum jogo) e Cássio (3 convocações, 1 jogo). A opinião de Taffarel, preparador da posição, é a que tem mais peso, mas a comissão técnica é bastante dividida entre eles. Outro goleiro que cresceu na reta final e passou a ser observado com mais carinho foi Marcelo Grohe (1 convocação, nenhum jogo).

 

Alisson durante treino da Roma (Foto: Reuters)Alisson durante treino da Roma (Foto: Reuters)

Alisson durante treino da Roma (Foto: Reuters)

 

Laterais

  • Confirmado: Marcelo (8 convocações, 10 jogos)

A lesão de Daniel Alves deixou abertas três das quatro vagas. Na direita, são três favoritos: Fagner (8 convocações, 4 jogos) é o mais frequente nas listas do técnico e tem a intimidade tática com as suas preferências, já que foi seu jogador no Corinthians. Mas outros dois nomes têm a favor o fato de terem atuado em grandes times europeus. Danilo (2 convocações, 1 jogo) no Manchester City de Guardiola e Rafinha (1 convocação, 2 jogos), há sete anos, no Bayern de Munique. Ambos atuaram mais improvisados na esquerda ao longo da última temporada.

 

No lado esquerdo, Filipe Luís (8 convocações, 5 jogos) quebrou a perna no dia 15 de março, mas, em recuperação incrível, já disputou duas partidas, a do último fim de semana o tempo inteiro. Ele já foi até capitão de Tite, é visto como um exemplo de dedicação nos treinos e favorito, embora o futebol de Alex Sandro (4 convocações, 4 jogos) também encha os olhos da comissão técnica. Ele não pode ser descartado.

 

Marcelo é o único lateral já garantido na lista (Foto: Michael Oliver/Reuters)Marcelo é o único lateral já garantido na lista (Foto: Michael Oliver/Reuters)

Marcelo é o único lateral já garantido na lista (Foto: Michael Oliver/Reuters)

 

Zagueiros

  • Confirmados: Miranda (8 convocações, 14 jogos)Marquinhos (8 convocações, 13 jogos) Thiago Silva (8 convocações, 10 jogos)

Geromel (3 convocações, 2 jogos) é o mais forte candidato à quarta vaga, respaldado pelo protagonismo nas recentes campanhas do Grêmio, campeão da Copa do Brasil em 2016, da Libertadores em 2017, estadual e da Recopa neste ano. Mas Tite também aprecia muito características técnicas e táticas de Rodrigo Caio (6 convocações, 3 jogos). Recentemente, a comissão técnica foi à China acompanhar jogos e treinos de Gil (5 convocações, 1 jogo).

 

Miranda, em ação pela Internazionale, será titular (Foto: Reuters)Miranda, em ação pela Internazionale, será titular (Foto: Reuters)

Miranda, em ação pela Internazionale, será titular (Foto: Reuters)

 

Meio-campistas

  • Confirmados: Casemiro (8 convocações, 11 jogos)Fernandinho (8 convocações, 13 jogos)Paulinho (9 convocações, 16 jogos)Renato Augusto (9 convocações, 17 jogos)Philippe Coutinho (9 convocações, 17 jogos) e Willian (9 convocações, 17 jogos).

 

Embora Tite jamais tenha colocado na lista de garantidos, a reportagem considera que Fred (2 convocações, 1 jogo) também vai à Copa. Ele conquistou a comissão técnica com as recentes atuações pelo Shakhtar Donetsk e os treinamentos para os amistosos contra Rússia e Alemanha, em março.

 

Paulinho é o vice-artilheiro da era Tite na Seleção (Foto: Getty Images)Paulinho é o vice-artilheiro da era Tite na Seleção (Foto: Getty Images)

Paulinho é o vice-artilheiro da era Tite na Seleção (Foto: Getty Images)

 

Atacantes

  • Confirmados: Neymar (7 convocações, 13 jogos)Gabriel Jesus (8 convocações, 15 jogos) e Firmino (7 convocações, 8 jogos).

 

Assim como Fred, Douglas Costa (6 convocações, 7 jogos) também não foi colocado publicamente por Tite nessa relação de garantidos, mas estará na lista.

 

Gabriel Jesus Manchester City x Southampton (Foto: Mike Hewitt/Getty Images)Gabriel Jesus Manchester City x Southampton (Foto: Mike Hewitt/Getty Images)

Gabriel Jesus Manchester City x Southampton (Foto: Mike Hewitt/Getty Images)

 

A vaga aberta

Há uma lacuna entre meio-campo e ataque, que será preenchida por um jogador de posição e função que Tite e seus auxiliares considerarem mais carentes e necessárias para situações específicas que vão surgir num torneio curto, de sete jogos.

 

Se eles quiserem um volante, Arthur (1 convocação, nenhum jogo) está bem cotado. Mas se a conclusão apontar para atletas mais adiantados, com poder de decisão, a disputa ficará muito embolada. Rodriguinho (2 convocações, 2 jogos) tem decidido os jogos mais importantes a favor do Corinthians. Giuliano (7 convocações, 6 jogos) foi chamado com frequência, e inicialmente havia desanimado a comissão da Seleção quando passou a atuar mais adiantado no Fenerbahçe.

 

Giuliano comemora gol pelo Fenerbahçe (Foto: Divulgação / Fenerbahçe)Giuliano comemora gol pelo Fenerbahçe (Foto: Divulgação / Fenerbahçe)

Giuliano comemora gol pelo Fenerbahçe (Foto: Divulgação / Fenerbahçe)

 

O alto número de gols e assistências nessa nova função, além do conhecimento tático do que Tite pretende, entretanto, colocaram Giuliano novamente com boas chances.

 

Luan (2 convocações, 2 jogos) é uma das ausências que mais causam polêmica. Tite vê empecilhos táticos e técnicos para que ele possa repetir na Seleção o que produz no Grêmio. Taison (6 convocações, 6 jogos)esteve na maioria das listas, mas o grupo tem outros jogadores com suas características. São essas peculiaridades que colocam Talisca (1 convocação, nenhum jogo) e Willian José (1 convocação, nenhum jogo) na lista de possíveis surpresas.

Justen Celulares