Rui Car
20/11/2018 14h40 - Atualizado em 20/11/2018 14h08

Renato move peças do Grêmio em “jogo de xadrez”, faz rodízio e promete mudanças contra o Fla

Técnico pode promover voltas de Jael e Ramiro ao time e tem retornos de Maicon e Leonardo

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Todos os movimentos tem sido milimetricamente estudados. Consequências, resultados, perdas e ganhos. Renato Portaluppi tenta pensar em tudo e mede suas decisões. Já foi assim antes do jogo com a Chapecoense, na vitória por 2 a 0 no domingo. E será assim também contra o Flamengo, às 21h45 desta quarta-feira, no Maracanã. O duelo dos integrantes do G-4 será mais uma vez palco do rodízio do treinador do Grêmio. O zagueiro Kannemann não contará com logística especial para retorno da seleção argentina.

 

 

Renato escolhe peças e promete mudanças — Foto: Lucas Uebel/GrêmioRenato escolhe peças e promete mudanças — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato escolhe peças e promete mudanças — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

 

Na rodada passada, Ramiro e Jael sentaram no banco de reservas. O centroavante, inclusive, entrou no jogo e conseguiu assistência para Everton marcar o segundo gol do Grêmio. Ambos tinham condições físicas e não passavam por nenhum problema. Mas, pelo acumulado de jogos do ano, Renato resolveu tirá-los da partida. Assim, preserva a intensidade para quarta – os dois devem voltar ao time titular.

 

O Grêmio soma 71 partidas no ano, sendo uma delas o amistoso com o Corinthians durante a parada para a Copa do Mundo. Desta conta, também são subtraídas quatro jogos, quando o elenco de transição esteve à frente da disputa do Gauchão – alguns jogadores do time principal participaram da campanha desde o início, como Alisson e Paulo Miranda, reforços no início do ano.

 

– Cada jogo sempre vou mudar duas, três peças, até porque hoje são 71 partidas. Chega no final do ano os jogadores estão muito desgastados. Procuro rodar as peças para dar um ritmo novo aos jogadores. Converso com eles, às vezes dou uma segurada. Tem hora que o jogador chega e fala que não dá – disse Renato.

 

 

Possíveis mudanças do Grêmio contra o Flamengo — Foto: ReproduçãoPossíveis mudanças do Grêmio contra o Flamengo — Foto: Reprodução

Possíveis mudanças do Grêmio contra o Flamengo — Foto: Reprodução

 

No domingo, por exemplo, Renato retirou Everton do jogo. O atacante estava pendurado e corria riscos de desfalcar a equipe. Matheus Henrique era outro com dois cartões. O volante foi preterido por Cícero, autor do primeiro gol do Grêmio, mas pode voltar ao meio-campo. Outro que tem retorno provável é o capitão Maicon, recuperado de desconforto muscular na coxa esquerda, e Leonardo, também apto a jogar após problema físico.

 

Na ciranda gremista, Maicon, Matheus Henrique e Michel disputam duas vagas. O último deve permanecer, mas vem de cinco jogos consecutivos e poderia ser a bola da vez do rodízio. Ou ainda os três atuarem e Jean Pyerre sair do time para manter a intensidade e mais marcação no setor.

 

– Tinha alguns jogadores que estavam pendurados, inclusive o Matheus. Então, tem outro jogo quarta-feira, é outro ritmo – lembrou o treinador, após elogiar muito Cícero.

 

 

Ramiro foi alvo do rodízio do Grêmio e pode voltar — Foto: Lucas Uebel/GrêmioRamiro foi alvo do rodízio do Grêmio e pode voltar — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Ramiro foi alvo do rodízio do Grêmio e pode voltar — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

 

Após defender a seleção argentina, Kannemann voltará de Mendoza em voo comercial direto para o Rio de Janeiro. O clube gaúcho, por meio do supervisor de logística, Marcelo Rudolph, fez contato com o zagueiro antes de definir se iria ou não fretar um voo para tê-lo na quarta. Com a escolha feita, o indício é de que o gringo será utilizado no amistoso com o México, hoje, e não terá condições de atuar contra o Flamengo.

 

O Tricolor treina pela manhã e viaja à tarde para o Rio, onde permanece até sábado. No domingo, enfrenta o Vitória, em Salvador.

Justen Celulares