Rui Car
14/11/2018 12h30 - Atualizado em 14/11/2018 09h04

Revista inglesa elege Richarlison a melhor contratação da Premier League na temporada

Ranking tem outros dois brasileiros entre os dez principais reforços

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A revista inglesa Four Four Two elegeu o atacante brasileiro Richarlison, do Everton, como a melhor contratação desta temporada na Premier League. O ranking elaborado pela publicação esportiva tem outros dois brasileiros entre os dez principais reforços do futebol inglês: o meia Felipe Anderson, do West Ham, em oitavo, e o atacante Bernard, colega de Richarlison no Everton, em décimo.

 

 

Richarlison comemora gol pelo Everton — Foto: Reuters/Jason Cairnduff Richarlison comemora gol pelo Everton — Foto: Reuters/Jason Cairnduff

Richarlison comemora gol pelo Everton — Foto: Reuters/Jason Cairnduff

 

A Four Four Two justifica a eleição de Richarlison, entre outros motivos, por entender que o atacante de 21 anos demonstrou extrema maturidade para lidar com a pressão de ser a principal contratação do Everton para a temporada. O clube pagou 40 milhões de libras (R$ 193 milhões, pelo câmbio da época) para tirar o brasileiro do Watford, a pedido do treinador português Marco Silva – ambos chegaram juntos ao Watford na temporada anterior, e Silva gostou tanto do futebol de Richarlison que quis repetir a dobradinha no Everton.

 

“Este tipo de pressão pode sufocar um jovem jogador”, diz um trecho do artigo da Four Four Two, usando o exemplo do também brasileiro Denílson, que chegou ao Bétis em 1998 como a contratação mais cara da história na ocasião, e não conseguiu corresponder à altura. “Foi, portanto, refrescante ver como Richarlison lidou com a questão de cabeça erguida”, completa o artigo, citando uma declaração do jogador dada ao Daily Mail em agosto: “Estou relaxado sobre o valor da transferência. Acho que o Watford conseguiu um bom acordo, e eu estou realmente feliz por estar no Everton”.

 

Marco Silva apostou em uma mudança de posicionamento de Richarlison, que deixou de atuar aberto para ser o homem de área do time, e o camisa 30 não tem decepcionado. Com seis gols marcados até aqui, ele está a apenas dois do artilheiro da Premier League, o argentino Sergio Agüero, do líder Manchester City. A boa fase do atacante tem ajudado o Everton a se manter em posição confortável na tabela, em nono lugar – na última temporada, o clube terminou em oitavo na Premier League.

 

“No Everton, Richarlison é o primeiro no ranking de gols e dribles, e segundo – apenas atrás do zagueiro Michael Keane – em disputadas pelo alto vencidas. Tudo isso mesmo tendo perdido dois jogos da Premier League por suspensão nesta temporada”.

 

“Estas são estatísticas de um centroavante completo”, elogia a revista.

Colega de ataque de Richarlison, Bernard chegou sem custo ao clube, depois de seis temporadas no Shakhtar Donetsk. Para a Four Four Two, o brasileiro de 26 anos, décimo no ranking das melhores contratações da Premier League na temporada, “se adaptou surpreendentemente bem para um ponta pequenino (ele mede apenas 1,64m) com zero experiência em uma grande liga europeia”.

 

O oitavo colocado, Felipe Anderson, passou cinco inconstantes anos na Lazio, com altos e baixos, e chegou ao West Ham cercado de incertezas. “Ainda que Anderson ainda tenha mais a oferecer”, avalia a Four Four Two, “seus melhores momentos são mais altos do que de qualquer outro. O brasileiro estava hipnotizante contra o Manchester United, brilhou contra o Burnley e marcou um belíssimo gol no empate do fim de semana contra o Huddersfield, num voleio com nada menos do que sete jogadores entre ele e o gol”.

 

Confira a lista das dez melhores contratações da Premier League na temporada, feita pela Four Four Two:

1 – RICHARLISON (Brasil), Everton

2 – Rui Patrício (Portugal), Wolverhampton

3 – Lucas Torreira (Uruguai), Arsenal

4 – James Maddison (Inglaterra), Leicester

5 – David Brooks (País de Gales), Bournemouth

6 – Issa Diop (França), West Ham

7 – Jonny Castro (Espanha), Wolverhampton

8 – FELIPE ANDERON (Brasil), West Ham

9 – Jefferson Lerma (Colombiano), Bournemouth

10 – BERNARD (Brasil), Everton

Justen Celulares