Rui Car
27/04/2017 10h20 - Atualizado em 27/04/2017 08h30

Robinho iguala marca de Pelé na Libertadores

Ambos marcaram 17 gols na principal competição de clubes das Américas

Assistência Familiar Alto Vale
Super Esportes

Super Esportes

Delta Ativa

Jogo pegado, muita marcação. Mesmo apagado em boa parte do confronto, Robinho aparece e decide para o Atlético. E o gol que abriu o caminho para a vitória alvinegra por 2 a 0 sobre o Libertad-PAR nesta quarta-feira foi histórico para o atacante. Isso porque ele chegou a 17 tentos na história da Copa Libertadores – mesmo número que ninguém mais, ninguém menos que Pelé.

“Acho que o time inteiro está de parabéns. Não gosto de ficar me elogiando. Sei que tenho que melhorar a cada jogo. Estou melhorando. Nos últimos jogos, eu consegui jogar bem. E o gol acontece naturalmente. Mas eu acho que o mais importante foi a vitória do nosso time”, disse Robinho ao analisar a própria atuação no Independência.

 

Ao lado de Pelé, o atacante do Atlético é o oitavo jogador brasileiro a mais vezes balançar as redes na história da competição. O líder, com impressionantes 29 gols, é Luizão, experiente centroavante com grande rodagem em clubes nacionais.

 

Em seguida aparecem Palhinha (25, dois deles pelo Atlético), Célio (22), Jairzinho (21), Guilherme (19, nove deles pelo Atlético), Marcelinho Carioca (18) e Tita (também 18, nenhum pelo Atlético).

No Atlético

Robinho disputou a Libertadores por dois times brasileiros: Santos e Atlético. Pelo clube mineiro, o atacante participou de 13 partidas – sete em 2016 e outras quatro nesta temporada.

 

No ano passado, o atacante, artilheiro do Brasil com 25 gols, marcou apenas uma vez na competição. Em 2017, já foram dois gols de Robinho – um nesta quarta e outro na goleada por 5 a 2 sobre o Sport Boys, pela segunda rodada da fase de grupos.

 

O gol dá moral ao atacante. Desde que voltou de lesão, Robinho não conseguiu emendar uma sequência de grandes jogos. O atacante foi presenteado com o prêmio de melhor em campo nesta quarta-feira.

 

Ao comentar a vitória sobre o Libertad, o camisa 7 preferiu valorizar o desempenho coletivo – apesar de a individualidade ter sido fundamental.

 

“Era de extrema importância a vitória em casa para a gente continuar rumo ao nosso objetivo que é se classificar. Agora é virar um pouco a chave, e pensar na final do Campeonato Mineiro, em que o nosso objetivo é ser campeão”, disse.

 

Líder do grupo 6 da Copa Libertadores com sete pontos, o Atlético volta atenções à decisão do Estadual. Neste domingo, às 16h, a equipe alvinegra visitará o Cruzeiro no Mineirão, pela partida de ida da final.

Veja a lista de artilheiros brasileiros na Libertadores

1) Luizão – 29 gols
2) Palhinha – 25 gols (dois pelo Atlético)
3) Célio – 22 gols
4) Jairzinho – 21 gols
5) Guilherme – 19 gols (nove pelo Atlético)
6) Marcelinho Carioca – 18 gols
6) Tita – 18 gols (atuou pelo Atlético na Libertadores, mas não fez gol)
8) Pelé – 17 gols
8) Robinho – 17 gols (três pelo Atlético)

Justen Celulares