Rui Car
07/03/2018 08h55

Romero fala sobre a polêmica com o Santos e pede respeito a estrangeiros no Brasil

Atacante do Corinthians quebra silêncio após chamar o rival de "time pequeno"

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O atacante Ángel Romero, do Corinthians, fez um pronunciamento na tarde desta terça-feira sobre a polêmica do último domingo, após o clássico contra o Santos, quando chamou o rival de “time pequeno”.

 

Nos 11 minutos em que esteve na sala de imprensa, o paraguaio não se desculpou pelas declarações sobre o Santos – ouça no vídeo acima, na íntegra, sem edição. Depois da publicação deste texto, Romero procurou a reportagem do GloboEsporte.com para dizer que se desculpou, sim, com o Peixe. A própria iniciativa de procurar a imprensa nesta terça, segundo ele, era uma tentativa de pedir desculpas ao Santos.

 

No pronunciamento geral, Romero fez diversas críticas aos jornalistas brasileiros. Para se sentir mais à vontade e ser mais preciso, ele optou por falar em espanhol, sua língua nativa.

 

– Que não se entenda mal o que tratei de dizer. Gostaria de ver como vocês reagiriam, como vocês fariam polêmicas sobre isso, e vi que a maioria dos jornalistas, jornalistas… Não digo a torcida do Santos, mas os jornalistas se sentiram ofendidos, todos. Pelo visto vi que muitos jornalistas são santistas – começou dizendo o jogador, antes de fazer mais críticas à postura da imprensa brasileira:

 

– Faz quatro anos que estou aqui no Brasil, e às vezes que vocês me criticam dentro do campo, está tudo bem, perfeito. Aceito, as críticas me agradam, para melhorar, obviamente. Sei escutar as críticas. Mas quando vocês falam de minha nacionalidade, do meu país, de onde nasci e de onde minha família é, daí não vou permitir. Porque é extracampo. Outra coisa, fora da minha profissão, quero que só me critiquem pelo que faço dentro de campo, não pela minha nacionalidade – declarou.

 
 

Romero se envolveu em polêmica no clássico entre Corinthians e Santos no sábado (Foto: Marcos Ribolli)Romero se envolveu em polêmica no clássico entre Corinthians e Santos no sábado (Foto: Marcos Ribolli)

Romero se envolveu em polêmica no clássico entre Corinthians e Santos no sábado (Foto: Marcos Ribolli)

 

Segundo o camisa 11 do Timão, há diferença no tratamento da imprensa esportiva aos jogadores estrangeiros e brasileiros.

 

– Queria ver o que diziam sobre meu país, e que comentários fariam sobre meu país. Eu, supostamente, ofendi a um clube, que é o Santos. E vocês estão, na maioria, insultando um país, que é diferente. Uma nação. É totalmente diferente. Um clube é parte do futebol, tem esse folclore… Dizer a uma equipe que ela é menor que o clube que defendo. Mas se tratando de um país, uma nacionalidade, já é outra coisa. Não digo de agora. Faz quatro anos que estou aqui, e sinto que não só aqui no Corinthians se vê essa situação. Não só com Kazim, Balbuena e Romero. Mas com os estrangeiros que vêm jogar no Brasil. Tem de ter mais respeito com quem vem jogar aqui – disse o paraguaio.

 

Romero finalizou seu pronunciamento dizendo que há xenofobia em relação aos gringos que jogam no Brasil:

 

– Vocês têm preconceito com o estrangeiro que vem jogar aqui. Tem de respeitar o outro para ser respeitado. Se você não respeita meu país, como vou te respeitar? Deixei de falar por um ano (com a imprensa), eu me senti bem porque estava fazendo bem as coisas. Por isso, cada dia mais, me identifico muito com esse escudo. O Corinthians sempre brigou contra tudo e todos, e eu, agora, a mesma coisa. Luto contra tudo e todos. Só queria dizer isso. Saem muitas coisas que não respeitei a um clube, que falei m…, muitas coisas. Só disse pela situação da partida, de como foi a partida, de eles empatarem no último minuto. Obrigado.

 

A declaração polêmica do atacante foi dada na saída de campo, após o empate em 1 a 1.

 

– O cara me deu uma porrada, mas está tudo bem, é parte do jogo, olha como estão comemorando. É time pequeno – disse Romero.

 

David Braz, zagueiro do Santos, rebateu chamando Romero de “moleque” e lembrando que o Peixe nunca foi rebaixado para a Série B.

 

Nesta terça-feira, o comentarista Walter Casagrande Júnior detonou a postura do jogador. Ele afirmou que “o departamento de marketing do Corinthians deveria imprimir toda a história do Santos e dar para o Romero ficar estudando.”

 

Romero é o estrangeiro com mais jogos na história do Corinthians e também o artilheiro da arena de Itaquera (21 gols). Ele já defendeu o Timão em 172 partidas e balançou as redes 27 vezes.

Justen Celulares