Rui Car
06/12/2017 08h09

Rueda valoriza final, mas exige que Fla se afirme no cenário internacional

Treinador espera um projeto ''continental'' ativo no clube

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Na véspera do primeiro jogo da final da Sul-Americana, Reinaldo Rueda concedeu entrevista antes do treinamento de seu grupo em Buenos Aires. Campeão da Libertadores no ano passado com o Atlético Nacional da Colômbia, o treinador destacou a importância de o Rubro-Negro voltar a disputar uma final continental após 16 anos. Para ele, esse projeto com ”veia internacional” precisa ser mantido. Com ou sem sua presença.

 

– Flamengo está muito bem orientado. Todo o trabalho que a diretoria faz, esperamos que se fortaleça com resultados. Para que o Flamengo possa continuar disputando mais continuamente internacionalmente (…) O time não jogava duas Libertadores seguidas há 10 anos, não jogava final internacional há 16 anos. Não podemos ser conformistas. É um prêmio – disse Rueda.

 

Flamengo e Independiente fazem o primeiro jogo da decisão, nesta quarta-feira, em Buenos Aires. O confronto será às 21h45 (de Brasília). Na próxima semana, a partida de volta será no Maracanã. Rueda valorizou também a cobrança dos próprios jogadores neste momento chave do ano.

 

– Por tudo que significa a cobrança da torcida do Flamengo, é uma oportunidade de poder aspirar uma Copa que se torna mais importante na América do Sul, ainda mais contra o Independiente, que é um time histórico da Argentina. Pode ser um motivo para fortalecer um projeto que está em caminho, um projeto que Fla deve seguir. Independentemente de seguirmos ou não no comando do Flamengo – completou o treinador.

 

Volta de Everton não é confirmada

O técnico do Flamengo ainda não confirmou a volta de Everton, que desfalcou o time nas últimas partidas. Ele irá avaliar o treinamento desta noite na Argentina e tomar a decisão somente no dia do jogo, como de costume.

 

– Vamos fazer o treino hoje, e eu penso que será muito positivo para o Flamengo a volta de Everton Cardoso. E é gratificante o sucesso de Paquetá, por seu comportamento. É uma decisão para trabalhar hoje e amanhã tomar a melhor decisão – disse.

 

Rueda concedeu entrevista em Buenos Aires (Foto: Fred Gomes )Rueda concedeu entrevista em Buenos Aires (Foto: Fred Gomes )

Rueda concedeu entrevista em Buenos Aires (Foto: Fred Gomes )

 

Sobre a zaga, o treinador também deixou em aberto qual será a dupla utilizada no jogo de Buenos Aires. No fim de semana, pela última rodada do Brasileirão, ele não contou com Juan, Réver e Rhodolfo. O capitão sentiu dores e também não havia jogado a semifinal de semana passada.

 

– Hoje recuperamos Juan, Réver e Rhodolfo, que atuou muito bem em Barranquilla. Precisamos de experiência forte. Qualquer dupla é garantia para nós nesse jogo – explicou Rueda.

 

Rueda também foi questionando sobre seu conhecimento sobre o Independiente. Experiente em torneios internacionais, Rueda prevê jogo agressivo e intenso imposto pelos oponentes da decisão.

 

– O Independiente é muito bom, tem grande dinâmica, super agressivo ofensivamente e com muitas variantes. Desenvolve em altíssima intensidade. Tem todos os méritos para chegar na final – analisou Rueda.

Justen Celulares