Rui Car
02/01/2018 10h20 - Atualizado em 02/01/2018 08h11

Saída de Neymar abalou o Barça, admite Valverde: “Gerou sensação pessimista”

Técnico da equipe catalã descreve "momento difícil"

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Quem vê o invicto Barcelona no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões não se lembra da desconfiança que o clube sofreu no começo da atual temporada. A transferência de Neymar para o PSG no meio de 2017 deixou o time desacreditado, e pensar em um desempenho como o atual era difícil para aquela equipe. Quem admite é o próprio técnico do Barça, Ernesto Valverde. Em entrevista ao site oficial do clube, o treinador reconheceu: a saída do atacante brasileiro mexeu muito com o elenco.

 

– Não vamos negar que foi um momento difícil. Era uma pré-temporada atípica, com muitos jogadores e fomos aos Estados Unidos. Era um momento complicado pela sensação que houve. Gerou uma sensação pessimista ao redor da equipe, mas soubemos resolver as adversidades e estamos contentes de como está indo tudo até agora – analisou Valverde.

 

 

Ernesto Valverde em treino do Barcelona com Neymar, em julho, na pré-temporada do time catalão nos Estados Unidos (Foto: Ira L. Black/Corbis via Getty Images)Ernesto Valverde em treino do Barcelona com Neymar, em julho, na pré-temporada do time catalão nos Estados Unidos (Foto: Ira L. Black/Corbis via Getty Images)

Ernesto Valverde em treino do Barcelona com Neymar, em julho, na pré-temporada do time catalão nos Estados Unidos (Foto: Ira L. Black/Corbis via Getty Images)

 

Ernesto Valverde foi contratado pelo Barcelona no início de junho. Neymar se transferiu para o PSG no início de agosto e fez a pré-temporada com o time catalão nos Estados Unidos, em julho. A prova do abatimento do Barça naquele momento, segundo o treinador, foi a Supercopa da Espanha, diante do Real Madrid. O Barça perdeu os dois jogos: o primeiro por 3 a 1, no Camp Nou, e o segundo por 2 a 0, no Santiago Bernabéu.

 

– O primeiro jogo contra o Real Madrid foi uma partida igual, com um mal resultado e tudo parecia negativo naquele momento – confessou Valverde.

 

Depois de cinco meses daqueles dois jogos e ida de Neymar para o PSG, o Barcelona lidera o Espanhol com 45 pontos, ainda invicto, a nove pontos do vice-líder Atlético de Madrid e a 14 do rival Real. Classificou-se com sobras na Liga dos Campeões e enfrentará o Chelsea nas oitavas de final.

 

Paulinho e sua “efetividade incrível”

Ernesto Valverde fez questão de destacar dois nomes que contribuíram para a evolução do Barcelona no decorrer desta temporada: o zagueiro belga Vermaelen, que tem sua primeira sequência de jogos no clube em três anos, e Paulinho. O treinador voltou a elogiar o brasileiro. O vê como um jogador único no elenco e que superou as críticas por sua contratação.

 

– O analiso muito positivamente. Foi um jogador que, quando chegou, parecia que havia certas dúvidas sobre ele. É um jogador que não é do estilo dos outros que temos na equipe, mais especialistas, de jogo de posição. É outra coisa. Se desloca ou pouco mais, chega de surpresa à área rival e tem efetividade incrível porque tem muita fé. Se relaciona bem com Messi e com Luis (Suárez) nos últimos metros – declarou Valverde.

 

O Barcelona volta a campo nesta quinta-feira, contra o Celta de Vigo, em duelo pela Copa do Rei. No próximo domingo, enfrenta o Levante, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.

Justen Celulares