Rui Car
21/05/2019 14h27

São Paulo fecha com Calazans por três anos

Fluminense encaminha empréstimo de Brenner

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

São Paulo e Fluminense acertaram negociações envolvendo Marquinhos Calazans e Brenner. A pedido do técnico Cuca, o clube do Morumbi fechou com o meia-atacante por três temporadas. Em contrapartida para liberar Calazans agora, o clube das Laranjeiras manterá 30% dos direitos econômicos de olho em uma futura negociação – sem conseguir renovar com o atleta, o Flu o perderia de graça ao fim do contrato, em dezembro.

 

Pesou também no acordo a cessão por empréstimo do atacante Brenner aos cariocas até dezembro. Nos bastidores, o São Paulo dá como certa a ida do jovem de 19 anos ao Fluminense. O Tricolor carioca, por sua vez, não confirma o acerto e diz também que uma negociação não depende da outra. Os clubes estão em acordo, mas o Flu ainda precisaria acertar detalhes com o estafe do jogador.

 

 

Marquinhos Calazans vai atuar pelo São Paulo — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FCMarquinhos Calazans vai atuar pelo São Paulo — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Marquinhos Calazans vai atuar pelo São Paulo — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

 

Calazans estava na mira de Cuca há algum tempo no São Paulo. O atacante, de 22 anos, é visto como um curinga que atua pelas beiradas e pode jogar como ala. Ele chegará ao CT da Barra Funda na quarta-feira.

 

O Tricolor paulista havia chegado a um acerto com o jogador e esperava o prazo de seis meses para assinar um pré-contrato. Neste cenário, porém, o São Paulo teria de aguardar até dezembro para ter o reforço. Para ter o atleta de imediato, os paulistas aceitaram que o Fluminense mantivesse 30% dos direitos econômicos (o clube carioca detinha 60%).

 

 

A entrada de Brenner no negócio – uma reposição imediata para o setor de ataque do Flu – também colaborou. O São Paulo vê um projeto interessante para Brenner nessa saída temporária. O clube avalia que o atacante, considerado uma promessa, precisa de espaço para jogar.

 

 
 

Brenner, jovem promessa do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.netBrenner, jovem promessa do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Brenner, jovem promessa do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

 

Marquinhos Calazans começou a carreira na base do Fluminense e em 2015 foi emprestado ao Slovan Liberec, da República Tcheca. Em 2017, já de volta ao Flu, o jogador ficou marcado por ter sido agredido por torcedores do Flamengo no Rio de Janeiro e precisou passar por uma cirurgia no joelho direito, o mesmo que já havia sido operado.

 

Atuou em 11 jogos com Fernando Diniz, sempre entrando no segundo tempo, mas recentemente perdeu espaço: sua última partida ocorreu em 6 de abril, no 1 a 1 com o Flamengo pelo Carioca. De acordo com o balanço financeiro de 2017, o último com esta informação revelada, o Flu tinha 60% dos direitos de Calazans. Como os perderia ao final do contrato, topou manter a metade para liberá-lo antes do término do vínculo.

 

Depois de brilhar nas categorias de base, Brenner foi promovido ao elenco profissional do São Paulo em 2017, mas nunca conseguiu repetir as atuações. As chegadas de Helinho e Antony ao grupo principal também contribuíram para que ele fosse pouco utilizado nos últimos meses.

 

 

Paralelamente a isso, o São Paulo também busca no mercado um novo centroavante, o que poderia deixar Brenner ainda mais sem espaço. Pablo e Pato são principais opções, mas o São Paulo também quer um centroavante com características de área. Juan Dinenno, do Deportivo Cali, da Colômbia, é avaliado.

Justen Celulares