Rui Car
07/02/2017 13h43

Se cuida, Hamilton! Bottas é único do grid que nunca perdeu do companheiro

Após quatro temporadas na F-1, Bottas ainda não venceu uma corrida

Assistência Familiar Alto Vale
Uol

Uol

Delta Ativa

Nem Lewis Hamilton, nem Fernando Alonso ou mesmo Sebastian Vettel. O único piloto do atual grid da Fórmula 1 que nunca foi superado por nenhum companheiro de equipe é Valtteri Bottas. O finlandês, recentemente confirmado como companheiro de Hamilton na Mercedes, vai para sua quinta temporada na categoria.

 

Bottas começou na Williams em 2013, contra Pastor Maldonado. Os dois lutaram com um carro muito ruim, mas ainda assim o estreante se sobressaiu e fez quatro dos cinco pontos conquistados pela equipe, com destaque para o oitavo lugar no GP dos Estados Unidos, à frente de uma McLaren e uma Mercedes.

 

O ano seguinte marcou o primeiro dos três em que Bottas dividiu a Williams com Felipe Massa. Apesar da ampla experiência do piloto brasileiro, o finlandês fez mais pontos nas três oportunidades: em 2014, Bottas foi o quarto no campeonato e fez 54 pontos a mais que Massa; em 2015, a diferença foi de 15 e ano passado, de 33.

 

Ganhar de companheiros de equipe não é uma novidade para o finlandês, que só ficou atrás de um piloto da mesma equipe em toda sua carreira nos carros de fórmula, ou seja, desde 2007. Quem conseguiu o feito foi Jules Bianchi, campeão da Fórmula 3 Europeia de 2009, ano em que Bottas foi terceiro. O francês, considerado um dos grandes talentos de sua geração, morreu em 2015 em decorrência de uma batida no GP do Japão de 2014.

 

Agora, Bottas vai enfrentar seu oponente mais duro na carreira. Maior vencedor do atual grid, Lewis Hamilton só foi batido por companheiros em duas oportunidades: em 2011 por Jenson Button e ano passado por Nico Rosberg. O inglês está na Fórmula 1 desde 2007.

Justen Celulares