Rui Car
04/12/2022 15h23

Seleção Brasileira é a que mais finaliza na Copa, mas é a menos eficiente

Brasil tem a maior média de finalizações por jogo, porém fica devendo no índice de conversão

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Delta Ativa

Seleção Brasileira se classificou de forma antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, mas deixou a impressão de que poderia mais, principalmente em relação aos gols, já que foram apenas três em três jogos. E isso nós conseguimos perceber pelas estatísticas fornecidas pela FIFA, que mostra a ineficiência do Brasil.

 

Pegando apenas as seleções que se classificaram para a segunda fase da competição e calculando os dados de quem já disputou as oitavas, é possível perceber que a Seleção Brasileira é aquela com a maior média de finalizações por jogo ao lado da França, cada uma com 17,3 chutes por partida. Foram 52 tentativas de acertar o gol na fase de grupos.

 

Já em relação aos chutes no alvo, ou seja, aqueles que acertam a direção do gol, o Brasil lidera o ranking sozinho, com média de 7 por partida, um pouco superior ao que a Argentina fez: 6,5 finalizações certas por jogo. O time de Tite acertou o alvo 21 vezes.

 

No entanto, apesar de tantas finalizações, a Seleção Brasileira ficou longe de atingir a eficiência, uma vez que marcou apenas três gols durante a fase de grupos. Se pegarmos esse número de chutes e dividirmos pelas bolas na rede, veremos o problema. O Brasil precisa de 17,3 finalizações para marcar um gol, e 7 chutes certos para marcar um gol.

 

Para se ter noção, a segunda seleção nesse ranking de ineficiência é a dos EUA, que tem média de 15,3 finalizações para fazer um gol, e 5 chutes certos para balançar a rede. Eles já foram eliminados nas oitavas de final pela Holanda e disputaram quatro partidas.

Diante da Coreia do Sul, na segunda fase da Copa do Mundo, a missão da Seleção Brasileira é mostrar mais eficiência no ataque e se garantir nas quartas de final, principalmente convertendo as chances que cria. A partida acontece nesta segunda-feira (05), às 16h (de Brasília), no Estádio 974, pelas oitavas de final do Mundial do Catar.

 

Confira os números citados acima:

 

Média de finalizações por jogo

 

Brasil – 17,33
França – 17,33
Argentina –  14,50
Senegal – 13,67
Coreia do Sul – 13,00

 

Média finalizações certas por jogo

 

Brasil – 7,00
Argentina – 6,50
Inglaterra – 5,67
França – 5,33
Croácia – 5,33

 

Média de finalizações para fazer um gol

 

Brasil – 17,33
EUA – 15,33
Polônia – 10,00
Coreia do Sul – 9,75
França – 8,67

 

Média de finalizações certas para fazer um gol

 

Brasil – 7,00
EUA – 5,00
Croácia – 4,00
Argentina – 3,71
Coreia do Sul – 3,00

 

Fonte: Alexandre Guariglia / Lance!
Anuncie Aqui