Rui Car
02/11/2017 14h37 - Atualizado em 02/11/2017 14h39

Sem Militão, improviso deve continuar na lateral direita do São Paulo; veja as opções

Confira os pontos positivos e negativos de cada uma das possibilidades de Dorival Júnior

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Eder Militão ascendeu da base ao time principal do São Paulo sob o trunfo de poder atuar como zagueiro ou volante. Recentemente, tomou conta foi da lateral direita, com atuações que os especialistas Bruno e Buffarini não conseguiram ter em 2017.

 

Mesmo com a lesão do jovem de 19 anos, que pode desfalcar a equipe por até três semanas, a tendência é que o improviso permaneça no setor. Ou com Araruna, volante de origem, ou com Aderllan, contratado para reforçar a zaga tricolor.

 

Bruno e Buffarini estão mal na temporada. O brasileiro, além da instabilidade técnica, sofre com dores na região cervical. Em razão delas, ele só foi relacionado para um dos últimos 13 jogos da equipe. O argentino, por sua vez, tem ficado no banco de reservas, mas, mesmo assim, é preterido quando Dorival precisa tirar Militão.

 

 
 

Dorival Júnior ganhou uma dor de cabeça para a lateral direita (Foto: Érico Leonan / site oficial do SPFC)Dorival Júnior ganhou uma dor de cabeça para a lateral direita (Foto: Érico Leonan / site oficial do SPFC)

Dorival Júnior ganhou uma dor de cabeça para a lateral direita (Foto: Érico Leonan / site oficial do SPFC)

 

Na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, ao longo do segundo tempo, o escolhido para entrar foi Araruna, que, assim como Militão, foi promovido por Rogério Ceni no primeiro semestre. Volante e lateral-direito na base, ele era o reserva de Thiago Mendes no meio, mas se tornou opção para o lado do campo.

 

Já em outro triunfo recente, os 2 a 0 em cima do Flamengo, Dorival tirou Militão nos acréscimos, e optou por um jogador de característica física semelhante: Aderllan fez sua estreia nos minutos finais.

 

Com Bruno no departamento médico, veja o que o São Paulo pode ganhar e perder com cada uma das alternativas de Dorival Júnior para a lateral direita:

 

Araruna

Ponto positivo: dentre os três, certamente é quem tem a batida mais refinada na bola para um passe ou um cruzamento. Tem boa movimentação e ajuda em triangulações.

Ponto negativo: seu poder de marcação não é tão bom, principalmente nos duelos um contra um.

 

Araruna foi promovido aos profissionais no começo desta temporada (Foto: Érico Leonan / site oficial do SPFC)Araruna foi promovido aos profissionais no começo desta temporada (Foto: Érico Leonan / site oficial do SPFC)

Araruna foi promovido aos profissionais no começo desta temporada (Foto: Érico Leonan / site oficial do SPFC)

 

Buffarini

Ponto positivo: o conhecimento tático da posição, já que tem anos atuando na posição.

Ponto negativo: além da má fase técnica, é baixo, e Militão tem sido muito importante na bola aérea ofensiva, defensiva, e também alternativa para Sidão sair jogando.

 

Buffarini está em baixa no Tricolor (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)Buffarini está em baixa no Tricolor (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Buffarini está em baixa no Tricolor (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

 

Aderllan

Ponto positivo: sua altura faria com que o São Paulo não perdesse tanto na bola aérea.

Ponto negativo: não se imagina que um zagueiro tão grande possa ter virtudes ofensivas pelo lado, sem falar que o time, que já é pesado no meio, poderia ficar muito estático.
 

Aderllan foi utilizado como lateral em sua estreia (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)Aderllan foi utilizado como lateral em sua estreia (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Aderllan foi utilizado como lateral em sua estreia (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Justen Celulares