Rui Car
07/04/2018 10h20 - Atualizado em 07/04/2018 09h08

Sem Pottker há 50 dias, Inter vê média de gols despencar quase pela metade

Com o artilheiro em campo, Inter tinha média de 1,85 gol por partida

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Com William Pottker longe dos gramados, o Inter tem sofrido em termos ofensivos. E já faz tempo. Neste sábado, completam-se 50 dias sem disputar uma partida oficial do atacante. Apesar das inúmeras tentativas de encontrar soluções para o ataque, a média de gols afundou na temporada.

 

O último jogo de Pottker ocorreu em 15 de fevereiro. Na ocasião, o Colorado venceu o Juventude por 3 a 1. Porém, sofreu uma lesão muscular na coxa direita. Apesar de ter participado do treinamento na manhã da última sexta-feira, segue aos cuidados do coordenador da preparação física, Élio Carravetta, para aprimorar o condicionamento físico.

 

 

William Pottker tem cinco gols e é o artilheiro do time em 2018 (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)William Pottker tem cinco gols e é o artilheiro do time em 2018 (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

William Pottker tem cinco gols e é o artilheiro do time em 2018 (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

 

Mesmo assim, segue no topo da tabela de artilheiros da equipe na temporada, com cinco gols (ainda contribuiu com duas assistências). Aliás, representa 20% da produção total do time, que soma 25 até o momento. Além disso, nas sete partidas em que contou com Pottker, o Inter anotou 13 gols, o que dá uma média de 1,87 por jogo.

 

 

São apenas nove gols nos nove compromissos subsequentes à lesão de Pottker, o que despencam a média para um por partida no período (o Inter venceu o Avenida por 3 a 0 quando o atacante ainda estava à disposição, mas acabou preservado). Desde então, foram apenas dois marcados por jogadores de frente: Leandro Damião contra o Remo, além de Nico López, de pênalti, sobre o Grêmio.

 

Tal cenário não se alterou nem mesmo durante a intertemporada. Sem jogos oficiais em razão da eliminação para o Tricolor nas quartas de final, o Colorado marcou testes contra Caxias e São José-RS. A ideia era manter o ritmo de jogo. Nem assim, o desempenho dos homens de frente deu certo. Nos empates de 0 a 0 e 1 a 1, respectivamente, a produção ofensiva foi modesta. O único gol saiu com Patrick.

 

A dependência de Pottker

  Com Pottker em campo Após a lesão de Pottker
Jogos 7 9
Gols marcados 13 9
Média de gols marcados 1,85 1

 

Todos os atacantes, a exceção de Ronald, foram testados durante esse período. Roger esteve em sete compromissos, mesmo número de Nico e Marcinho. Wellington Silva participou de seis. Brenner atuou em quatro, enquanto Rossi, duas vezes. Damião, por sua vez, se recupera de uma lesão na coluna cervical.

 

A fraca pontaria dos atacantes merece atenção de Odair Hellmann. Não raro, nos treinamentos, os coloca para aprimorar os arremates.

 

– Passo confiança aos jogadores. Fiz com o Damião, quando esteve naquele momento sem marcar. Da mesma forma conduzo com os outros. Buscamos trabalhar a parte de definição. Mas outros jogadores de outras funções têm marcado. Na próxima quarta, quero que os atacantes consigam. Mas se os volantes, zagueiros, e ganharmos de dois ou três, ficarei feliz. É algo de momento. A bola deles entrará. Passaremos confiança – afirma Odair.

 

O discurso do treinador deixa clara a situação atual. Dificilmente Pottker estará liberado para enfrentar o Vitória na próxima quarta, quando encerra o hiato de 21 dias sem partidas, pela abertura da quarta fase da Copa do Brasil.

 

Resta saber se as palavras de Odair serão confirmadas em campo. A resposta será dada a partir das 19h30 de quarta. Até lá, o técnico buscará fazer os atacantes aperfeiçoarem os chutes a gol.

Justen Celulares