Rui Car
30/08/2017 15h35 - Atualizado em 30/08/2017 15h36

Serenidade e treinos: como Zé Ricardo deixou boa impressão no primeiro dia de Vasco

Novo treinador comanda trabalho "com bola do início ao fim"

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A primeira impressão de elenco e funcionários do Vasco com Zé Ricardo foi boa. O primeiro dia de trabalho do treinador em São Januário lhe rendeu elogios, principalmente, pela serenidade e pelos treinos aplicados ao grupo.

 

De perfil conciliador, Zé teve uma reunião no Caprres, antes do início do trabalho. Depois conversou com os atletas e elogiou a atuação contra o Fluminense. Ao longo da atividade, também passou imagem mais tranquila.

 

Zé Ricardo orienta jogadores durante treino do Vasco (Foto: Paulo Fernandes / Vasco)Zé Ricardo orienta jogadores durante treino do Vasco (Foto: Paulo Fernandes / Vasco)

Zé Ricardo orienta jogadores durante treino do Vasco (Foto: Paulo Fernandes / Vasco)

 

Um detalhe que chamou a atenção e agradou foi o fato de incluir todos os jogadores na atividade. Antes, com Milton Mendes, aqueles que não seriam relacionados ficavam, por vezes, no campo anexo, enquanto titulares e reservas trabalhavam no gramado principal.

 

Zé começou a atividade com um trabalho de marcação, com dez jogadores contra outros dez, junto com atividade de cinco atletas contra cinco. Depois, fez treinos específicos: finalização para o ataque e defesa para os zagueiros.

 

– Muito bom. Bola do início ao fim. Ele tem fama de armar bem as equipes. Começamos já a pegar o que ele pretende. Gostou muito da nossa compactação contra o Fluminense, também como jogamos atrás da bola. Viu muitas possibilidades. Agora vai nos conhecer melhor no dia a dia. Disse que não tinha como começarmos melhor – disse Wagner, em entrevista coletiva após o treino.

 

Outro fator que chamou a atenção foi a ideia tática de Zé. Em dado momento, ele comandou um treino de posse e posicionamento. Seu antecessor, Milton Mendes, gostava de um time com mais marcação e transições rápidas. A julgar pelo início, é possível imaginar um Vasco com outro estilo em campo.

 

O elenco cruz-maltino volta aos treinos na manhã desta quarta-feira em São Januário. A estreia de Zé Ricardo acontece no dia 10 de setembro, contra o Grêmio.

Justen Celulares