Rui Car
28/03/2018 12h30 - Atualizado em 28/03/2018 08h28

Sobe e desce da Seleção: Thiago Silva, Douglas Costa e Fred crescem na reta final

Zagueiro acirra briga por vaga ao lado de Miranda

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Os amistosos contra Rússia e Alemanha foram a última chance de Tite observar de perto os jogadores da Seleção antes do anúncio da lista de 23 convocados para a Copa do Mundo. Daqui até a divulgação dos nomes, em maio, o treinador e sua comissão técnica só poderão analisar o desempenho dos jogadores em seus respectivos clubes. Mas os dois últimos compromissos trouxeram novidades e deixaram dois atletas mais perto do Mundial.

 

 
 

Titular nos dois jogos, Thiago Silva deixa os amistosos em alta (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)Titular nos dois jogos, Thiago Silva deixa os amistosos em alta (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

Titular nos dois jogos, Thiago Silva deixa os amistosos em alta (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

 

Tite já deu a entender, por suas entrevistas, que a lista da Copa do Mundo tem 16 nomes confirmados: os goleiros Alisson e Ederson, os laterais Daniel Alves e Marcelo, os zagueiros Miranda, Thiago Silva e Marquinhos, os volantes Casemiro, Fernandinho e Paulinho, os meias Renato Augusto, Coutinho e Willian, e os atacantes Neymar, Gabriel Jesus e Firmino.

 

Após as vitórias sobre Rússia e Alemanha, dois jogadores deram passos importantes na direção do Mundial: Fred e Douglas Costa. O primeiro jogou alguns minutos no triunfo por 3 a 0 sobre os anfitriões da próxima Copa, mas impressionou nos treinos. Tite, aliás, já disse várias vezes que nem sempre é preciso entrar em campo para ganhar pontos.

 
 
 

Já Douglas Costa foi titular contra a Rússia e entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre os alemães. O suficiente para ganhar elogios. O treinador sempre quis contar com o atacante, mas as lesões atrapalharam a sequência. Agora a maré mudou e o jogador de 27 anos assumiu a posição de titular da Juventus.

 

– O Douglas Costa cresceu muito. Cresceu no seu clube e também na Seleção.

 

 

Thiago Silva ganha espaço na defesa

Outro jogador que deixa os amistosos em alta é Thiago Silva. Se a sequência de jogos apontava Marquinhos como o titular ao lado de Miranda na zaga, os confrontos contra Rússia e Alemanha deixaram a dúvida no ar. Thiago jogou os 180 minutos e se destacou.

 

 

Na partida contra a Bolívia, em outubro passado, pela penúltima rodada das eliminatórias, Tite já tinha tentado observar Thiago Silva ao lado de Miranda. A experiência durou pouco: o zagueiro do Paris Saint-Germain foi titular, mas sentiu uma lesão muscular e saiu aos 28 minutos do primeiro tempo. Agora o treinador conseguiu o que queria e gostou do que viu.

 

Desce: Marquinhos, Taison e Renato Augusto

Entre os jogadores que perderam espaço, Renato Augusto ficou no banco em ambos os jogos. Só entrou contra a Rússia. Muito em função da questão física e da pouca competitividade do futebol chinês. Um exemplo: o meia ficou sem jogar uma partida oficial entre novembro e fevereiro. Tanto que Tite escalou Douglas Costa contra a Rússia e Fernandinho diante da Alemanha. Renato jogou apenas 23 minutos no primeiro amistoso.

 

Se Thiago Silva sobe na disputa por uma vaga no time titular, Marquinhos desce no mesmo quesito. O zagueiro passou os dois jogos no banco de reservas. Caso parecido com o de Taison. Na disputa pessoal com Douglas Costa por uma das últimas vagas entre os 23, o atacante do Shakhtar Donetsk jogou apenas 22 minutos contra a Rússia.

 

Treinos e mais treinos

Willian José, Talisca e Neto, principais novidades para os amistosos, não jogaram. Outros que disputam vagas na Copa do Mundo, como o lateral-direito Fagner e o zagueiro Geromel, tiveram poucos minutos. A comissão técnica da Seleção jura ter sido o suficiente para tirar conclusões, mas eles deverão continuar no radar de observação em seus clubes, até o anúncio da lista final.

 

A programação da seleção brasileira até a primeira fase da Copa do Mundo (Foto: Infoesporte)A programação da seleção brasileira até a primeira fase da Copa do Mundo (Foto: Infoesporte)

A programação da seleção brasileira até a primeira fase da Copa do Mundo (Foto: Infoesporte)

Justen Celulares