Rui Car
14/11/2018 08h48

“Temos que transformar o Gauchão numa Champions League”, diz presidente da FGF

Francisco Novelletto admite preocupação com correntes que querem fim dos campeonatos estaduais

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou na tarde desta terça-feira a tabela do Gauchão 2019. A fórmula será a mesma do campeonato do ano passado, mas o que chamou a atenção foi a construção das rodadas, com equipes atuando em casa até três jogos seguidos, assim como outros na mesma situação fora.

 

– Foi uma tabela completamente atípica. Ninguém desaprendeu e ninguém está louco. Temos que suprir as necessidades de cada um para depois não brigar pela tabela. Todos os times concordaram – afirmou o presidente da FGF, Francisco Novelletto.

 

 

Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol — Foto: André Roca / GloboEsporte.comFrancisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol — Foto: André Roca / GloboEsporte.com

Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol — Foto: André Roca / GloboEsporte.com

 

Justificativas para tabela dirigida:

  • Brasil de Pelotas: entrou em comum acordo com o Pelotas para fazer o clássico no Bento Freitas.
  • Pelotas: jogará três jogos seguidos em casa e três fora por causa da perda de mando de quatro partidas imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do RS.
  • Grêmio: jogará as três últimas partidas da primeira fase porque deverá estar em processo de troca do gramado da Arena nas rodadas iniciais e ainda há um período de 10 dias, em fevereiro, destinado à montagem e desmontagem da estrutura do show do cantor Ed Sheeran.
  • Inter: haverá comemorações na semana dos 50 anos do Beira-Rio e também está previsto, para março, um amistoso da seleção brasileira no estádio.

 

Conforme o dirigente,, trata-se de uma tabela dirigida, devido à necessidade de alguns clubes. Além disso, ele ressaltou a importância de transformar o Gauchão “em uma Champions League” para manter os estaduais na vitrine, já que existem correntes favoráveis à extinção dessas competições. A declaração foi dada à Rádio Gaúcha e repetida ao GloboEsporte.com.

 

– Dentro do que saiu na mídia, que querem acabar com os estaduais, temos que transformar o Gauchão numa Champions League. Se não tiver esse valor da TV, o que vai ser dos times do interior? Temos que ter união, porque pode ser o último. Estamos todos com a barba de molho. Vamos entregar o melhor produto possível – enfatizou Novelletto.

 

 

Grêmio venceu Gauchão de 2017 sobre o Brasil de Pelotas — Foto: Jonathan Silva / G.E. BrasilGrêmio venceu Gauchão de 2017 sobre o Brasil de Pelotas — Foto: Jonathan Silva / G.E. Brasil

Grêmio venceu Gauchão de 2017 sobre o Brasil de Pelotas — Foto: Jonathan Silva / G.E. Brasil

 

O presidente da federação ainda explicou que a Recopa Gaúcha ainda está indefinida. O Grêmio, campeão do Gauchão em 2017, está garantido. Porém, a Copa Wianey Carlet, que define o outro finalista, está nas semifinais. Dois candidatos ao título são Ypiranga e Gaúcho, das segunda e terceira divisões, respectivamente. Caso um dos dois vença a competição, uma nova data teria de ser criada.

 

– Sempre fazemos a Recopa dentro do campeonato gaúcho quando envolve Grêmio ou Inter. Vamos esperar sair o campeão (da Copa Wianey Carlet) para depois decidir. Nunca tinha acontecido isso – comenta Novelletto.

 

A primeira rodada do Gauchão está marcada para 20 de janeiro de 2019. O clássico Gre-Nal da primeira fase ocorrerá em 10 de março. A partida será válida pela 10ª e penúltima rodada, na Arena.

Justen Celulares