Rui Car
16/11/2022 10h48

Título da Copa do Mundo do Catar vai ficar na América do Sul, diz Inteligência Artificial

Cientistas da Áustria utilizaram Inteligência Artificial e fizeram centenas de simulações para ver quem leva o título

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Fabrice Coffrini / AFP

Foto: Fabrice Coffrini / AFP

Delta Ativa

Cientistas de Insbruck, na Áustria, usaram Inteligência Artificial para prever quem levará o título mundial da Copa do Mundo do Catar. Pela lógica, o campeão será um país sul-americano, de acordo com o resultado do teste. Aliás, a disputa será bem caseira, vale citar.

 

A boa notícia é que a Seleção Brasileira está à frente dessa expectativa, com 15% de chances. Mas a rival Argentina aparece a seguir, com 11,2% de probabilidade. Só então aparecem países europeus, como Holanda (9,7%), Alemanha (9.2%), França (9,1%) e Espanha (7,5%). Uma final entre Brasil e Argentina, assim, não está descartada.

 

O autor do estudo é o cientista Achim Zeilleis, da Universidade de Insbruck, que explicou o método utilizado pela IA.

 

Resolvemos pela abordagem de aprendizado automático, que utilizamos com êxito em outros torneios. Fizemos assim os prognósticos com as probabilidades para a Copa do Mundo do Catar“, disse.

 

O estudo foi minucioso, com simulações de partidas repetidamente – cerca de 100 vezes por jogo -, de acordo com a tabela e as regras da Fifa. Mas Achim ressalta que se trata de “probabilidade, não de certezas“. Disse bem, afinal de contas, é futebol.

 
Fonte: Mais que um jogo / ND+
Anuncie Aqui