Rui Car
24/09/2019 10h32

Torcida compra “barulho”, e Vasco tem quarta maior taxa de ocupação no Brasileiro

Mesmo com o Vasco longe das primeiras posições do campeonato e com certa folga em relação à zona de rebaixamento, torcedores têm comparecido e apoiado a equipe no estádio

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O Vasco não está brigando pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro e nem com a corda do rebaixamento no pescoço, como antes. Isso poderia significar uma “falta de atrativos” para a torcida comparecer a São Januário. Mas não é isso o que vem acontecendo. Mesmo na atual situação de meio de tabela, o Cruz-Maltino tem uma das melhores médias de ocupação de estádio na competição.

 

Sobre o público nos estádios do Brasil em 2019, o Vasco tem ocupação média de 69% nos jogos como mandante no Brasileirão. Só perde para Flamengo, Corinthians e Palmeiras, todos integrantes do G-6 da competição.

 

Não só os números, mas o apoio nas arquibancadas tem sido grande. Principalmente depois da chegada de Vanderlei Luxemburgo, com o aumento do nível do futebol apresentado em campo, claro, a paciência da torcida aumentou – as vaias e os sinais de impaciência demoram mais a aparecer.

 

Contra o Athletico-PR, por exemplo, mesmo com o placar adverso e certa ansiedade em campo durante parte do segundo tempo, o apoio das arquibancadas não diminuiu.

 

Curiosamente, o Vasco tem um dos tickets médios de maior preço do país: R$ 50. Apenas Palmeiras, Avaí e Corinthians cobram mais caro.

 

Em se tratando de média de público pagante, o Vasco ocupa o nono lugar no ranking, mas é importante levar em consideração a capacidade de São Januário, que, se comparada a estádios maiores, como Maracanã, Morumbi, Arena Corinthians e Arena Palmeiras, fica para trás.

 

Outro ponto a se destacar: os melhores jogos para o Vasco em termos de taxa de ocupação vieram após a chegada de Vanderlei Luxemburgo. O treinador procura reforçar em toda entrevista coletiva a importância do apoio da torcida, principalmente em casa.

 

O Vasco já disputou 11 jogos neste Brasileirão como mandante: quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. Foram oito partidas em São Januário, com aproveitamento de 58,3%. Números que não impressionam tanto. Mas a torcida tem apoiado, incondicionalmente.

Justen Celulares