Rui Car
10/05/2018 08h50

UFC Rio 9: acompanhado por Zenia, Belfort é surpreendido por pequeno fã em treino

Veterano troca boa parte do treino por conversa com os fãs

Assistência Familiar Alto Vale
Canal Combate

Canal Combate

Delta Ativa

Realizado em um shopping center na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o treino aberto do UFC Rio 9 não foi dos mais animados. Mesmo com boa presença de fãs – aproximadamente 200 pessoas compareceram ao evento – houve poucos momentos de empolgação com as apresentações dos atLetas. O momento mais inusitado aconteceu durante a apresentação de Vitor Belfort. O lutador, que se despede do UFC no próximo sábado, trocou boa parte de seu treino por um bate-papo com os fãs. Um deles, um menino de aparentemente quatro anos de idade, ao ser perguntado pelo lutador sobre o que gostaria de ser quando crescesse, respondeu sem pestanejar: “paleontólogo”. A resposta surpreendeu Belfort e todos os presentes, que aplaudiram a escolha do pequeno fã. Além de Belfort, os atletas mais festejados foram Ronaldo Jacaré e Amanda Nunes.

 

O treino aberto começou com Lyoto Machida. Ao som do cantor Bruno Mars, o ex-campeão dos pesos-meio-pesados do UFC fez alongamento com o técnico Vinicio Anthony, e depois treinou com o irmão, Chinzo Machida. Lyoto mostrou estar com as joelhadas voadoras e a defesa de entrada nas pernas bem treinadas. No fim, os três fizeram pose de caratecas para as câmeras.

 

– Pedi ao UFC para, sempre que tiver evento no Brasil, eu participar. Já lutei muito lá fora, quero lutar mais aqui também. No sábado eu vou dar o meu melhor até o último minuto.

 

 

 
 

 

Raquel Pennington treina com a mesma roupa da namorada

Usando a mesma roupa da namorada, Tecia Torres, Raquel Pennington – adversária de Amanda Nunes na luta principal do evento – subiu ao palco um pouco receosa quanto à reação do público. Diante da aparente frieza dos fãs, ela e Torres iniciaram o aquecimento, e por pouco não caíram do palco durante o aquecimento. Em seguida, a americana mostrou muito reflexo na defesa de golpes aplicadas por seu treinador com macarrões de piscina. Sempre andando para a frente, Pennington mostrou estar preparada para o estilo da campeã, que costuma lutar pressionando as adversárias. As catadas de perna nos chutes, seguidas de derrubadas para aplicar o “ground and pound” também foram muito executadas.

Curiosamente, Raquel Pennington treinou ao som da música “I am the Champion” – que significa “Eu sou a campeã”.

 

– Eu não sabia o que esperar, mas agradeço ao Brasil pela recepção. A maneira de vencer Amanda é vencer uma versão melhor de mim mesma. Minha família sempre me apoiou, minha mãe foi a todas as minhas lutas, tenho amigos e parentes vindo. Obrigado por virem e apoiarem o MMA feminino.

 

Americana-brasileira Mackenzie Dern leva o pai para o tatame

 

Filha de Welington Megaton, lenda do jiu-jítsu, a americana brasileira Mackenzie Dern foi a terceira lutadora a subir no tatame montado na Barra da Tijuca. Aplaudida ao se apresentar, Dern pediu que os fãs fizessem barulho durante o seu aquecimento, mas não foi totalmente atendida. Ela começou com o treino de boxe, com Erivan Conceição, e teve alguma dificuldade em encaixar as sequências da manopla proposta pelo treinador. Ainda em pé, mostrou defesas de queda e joelhadas seguidas de derrubadas catando a perna ou aplicando rasteiras para ir para o mata-leão ou o armlock.

Na parte de chão, Mackenzie Dern mostrou muito mais desenvoltura, apresentando uma grande variação de posições. Após o treino, a lutadora chamou um menino – Miguel Gomes, de 11 anos, que treina jiu-jítsu – para o tatame, e pediu que ele aplicasse nela um mata-leão. O jovem lutador acertou o golpe e Dern fingiu ter apagado. Logo em seguida, ela chamou o pai, Welington Megaton, que é muito conhecido no mundo do jiu-jítsu, para subir ao palco, e o apresentou ao público, dizendo que pretende vencer em sua homenagem.

 

– Esse cara, meu pai, foi que começou tudo. Veio aqui pra me dar força. Quero finalizar em homenagem a ele.

 

 

Ronaldo Jacaré é muito aplaudido e treina sorrindo

Muito aplaudido, Ronaldo Jacaré foi o quarto atleta a se apresentar. Sorrindo durante todo o tempo, o peso-médio começou se apresentando no chão, finalizando seu treinador diversas vezes. Em seguida, mostrou muita força nos chutes altos, e também mostrou velocidade na manopla de boxe. No fim, também levou para o tatame um aluno de um projeto social do qual participa junto à sua igreja. O menino, que treina jiu-jítsu foi ajudado por Jacaré ao aplicar um triângulo em um de seus treinadores.

 

– Eu tô em casa, tô no Brasil. Não tem como não estar feliz. Eu não venço sozinho. Vocês vão vencer comigo no sábado – disse o lutador ao encerrar sua participação.

 

Belfort chega acompanhado da cadela Zenia e entrevista os fãs

 

Aguardado ansiosamente pelos fãs, Vitor Belfort subiu ao palco acompanhado da cadela Zenia, e foi bastante aplaudido. O lutador abriu mão de parte do seu tempo de treino para conversar com os fãs. Após uma rápida movimentação de boxe, o lutador escolheu algumas pessoas para fazer perguntas e para responder perguntas dele, presenteando-as com luvas. O último, um pequeno fã de aparentemente quatro anos de idade, surpreendeu o lutador ao responder qual carreira desejaria seguir quando crescesse: paleontólogo. A resposta arrancou risos e aplausos de todos os presentes, e rendeu ao menino a camisa de treino de Belfort.

Kelvin Gastelum fala em português e é aplaudido pelo público

Muito carismático, Kelvin Gastelum foi o penúltimo atleta a se apresentar. Ao som de “Zóio de Lua”, de Charlie Brown Jr, o americano se apresentou junto com o treinador Rafael Cordeiro, mostrando muita velocidade nas manolas e deixando clara a sua intenção de não ir para o chão com Ronaldo Jacaré, seu adversário na penúltima luta da noite. Sempre brincando com os fãs, Gastelum falou em português com o público, e foi muito aplaudido.

 

– Estou feliz por estar de volta. Gosto muito da cultura e da comida, especialmente. Esperem a melhor versão de Kelvin Gastelum. Sei que vai ser difícil, mas não impossível – disse o lutador, que ainda cantou versos da música “Que beleza”, de Tim Maia antes de se despedir.

 

 

Amanda Nunes encerra treino levantando os fãs

Atração principal do UFC Rio 9, a campeã peso-galo do UFC, Amanda Nunes, foi a última a se apresentar no treino aberto. Ela subiu ao palco ao som de Wesley Safadão e Anitta treinando com Nina Ansaroff, sua namorada. A brasileira mostrou empenho no treino, executando arremessos de judô e finalizações no chão, dando a entender que pode levar Raquel Pennington para o chão ao invés de tentar nocauteá-la. No treino em pé, Nunes mostrou força e velocidade nas manoplas, com sequências fortes de socos e chutes altos muito rápidos e potentes.

Na segunda metade do treino, ao som de “Baianidade Nagô”, de Daniela Mercury, a “Leoa” voltou a treinar com Nina Ansaroff, e mostrou que pode vir a usar pisões e chutes baixos para manter Pennington afastada na luta. Após o treino, a campeã agradeceu a presença do público e prometeu manter o cinturão no sábado.

 

– Sei o quanto é difícil sair de casa e vir aqui para nos prestigiar. Obrigada. Já lutei aqui outras vezes aqui no Rio, mas essa é especial. Esse cinturão vai ficar comigo, prometo. A vida me ajudou. Fui a primeira brasileira a assinar com o UFC, a primeira brasileira a lutar no Brasil e a primeira brasileira campeã do UFC. Estou muito feliz em retornar e dividir isso com vocês – disse Amanda, sendo muito aplaudida.

 

 

O Combate transmite o UFC Rio 9 ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília) deste sábado. O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo e acompanha o restante do evento em Tempo Real.

UFC 224
12 de maio, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-galo: Amanda Nunes x Raquel Pennington
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Kelvin Gastelum
Peso-palha: Mackenzie Dern x Amanda Cooper
Peso-galo: John Lineker x Brian Kelleher
Peso-médio: Vitor Belfort x Lyoto Machida
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15, horário de Brasília):
Peso-médio: Cézar Mutante x Karl Roberson
Peso-pesado: Alexey Oleynik x Júnior Albini
Peso-leve: Davi Ramos x Nick Hein
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Sean Strickland
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Sultan Aliev
Peso-médio: Thales Leites x Jack Hermansson
Peso-meio-médio: Alberto Miná x Ramazan Emeev
Peso-médio: Markus Maluko x James Bochnovic

Justen Celulares