Rui Car
11/12/2020 15h32

Umberto Louzer acumula recordes e pavimenta marca na história da Chapecoense

Técnico supera marca de vitórias, longevidade e aproveitamento em comparação com profissionais que comandaram o clube após a tragédia aérea

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Márcio Cunha / Chapecoense

Foto: Márcio Cunha / Chapecoense

Delta Ativa

Quando foi contratado pela Chapecoense, em fevereiro de 2020, Umberto Louzer era um técnico praticamente desconhecido, em busca de espaço no cenário nacional. Hoje, lidera a Série B do Campeonato Brasileiro, acumula recordes* e pavimenta caminho para entrar na história do clube.

 

O acesso parece questão de rodadas. Diferentes sites de estatísticas apontam a chance de acesso de 99% para o Verdão do Oeste. Em jogo também está o título da Segundona. Campeã da Sul-Americana em 2016, a Chapecoense ainda não tem em sua galeria um troféu de competição nacional.

 

Levantar a taça da Série B colocaria Umberto Louzer em um patamar ainda maior na Chape, mas os números já apontam o bom trabalho realizado até o momento.

 

Longevidade

 

  1. Umberto Louzer – 298 dias
  2. Gilson Kleina – 294 dias
  3. Vagner Mancini – 207 dias

 

Dez profissionais estiveram à frente do time no período após a tragédia aérea de 2016. De cara, um dado chama atenção: Louzer é o técnico mais longevo no período, com 298 dias – quatro a mais que Gilson Kleina, que foi o comandante entre outubro de 2017 e agosto de 2018.

 

Por pouco, o trabalho do atual treinador não foi abreviado. Em outubro ele recebeu uma oferta do Cruzeiro e chegou a ter um acordo alinhavado pelo estafe, mas desistiu e permaneceu na Arena Condá.

 

Número de vitórias

 

  1. Umberto Louzer – 22 vitórias
  2. Vagner Mancini – 21 vitórias
  3. Gilson Kleina – 21vitórias

 

Na última terça-feira, quando ultrapassava Kleina em número de dias no comando, Louzer também passou a liderar outro quesito: número de vitórias*. O triunfo sobre o Avaí foi o 22º pelo Verdão do Oeste. Um a mais que o próprio Kleina e Vagner Mancini.

 

Umberto Louzer foi campeão estadual pela Chapecoense — Foto: Márcio Cunha/ACF

Umberto Louzer foi campeão estadual pela Chapecoense (Foto: Márcio Cunha/ACF)

Aproveitamento

 

 
  1. Umberto Louzer – 68,42%
  2. Claudinei Oliveira – 55,13%
  3. Gilson Kleina – 54,25%

 

O aproveitamento no comando do clube também é o maior*. Em 38 jogos (é o terceiro com mais jogos), possui 68,42% dos pontos conquistados. É seguido por Claudinei Oliveira 55,13% e Gilson Kleina, 54,25%.

 

Menor percentual de derrotas

 

  1. Umberto Louzer – 10,53% (4 derrotas)
  2. Gilson Kleina – 19,61% (10 derrotas)
  3. Claudinei Oliveira – 26,92% (7 derrotas)

 

Em percentual de derrotas, o desempenho de Umberto Louzer também é o melhor*. Com quatro no total, apenas 10,53% dos resultados do treinador foram negativos. O segundo é Kleina, com 19,61%. Em números absolutos, Hemerson Maria teve apenas três reveses, mas comandou o time em seis jogos.

 

* Após a tragédia aérea de 2016


POR: EDUARDO FLORÃO / GLOBO ESPORTE SC


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares