Rui Car
19/12/2020 10h19 - Atualizado em 19/12/2020 10h24

Valdívia marca aos 48 do 2° tempo e Avaí arranca empate do Cruzeiro

Time jogou pouco e sofreu gol em falha do sistema defensivo

Assistência Familiar Alto Vale
Valdívia, em finalização na primeira etapa. Jogo entre Avaí e Cruzeiro morno na primeira etapa (Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)

Valdívia, em finalização na primeira etapa. Jogo entre Avaí e Cruzeiro morno na primeira etapa (Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)

Delta Ativa

Avaí arrancou um empate aos 48′ da segunda etapa, do Cruzeiro, dentro do estádio da Ressacada. Em duelo morno realizado em Florianópolis, na noite desta sexta-feira (18), o Leão até parecia sair de campo derrotado mais Valdívia, no penúltimo lance de partida, igualou o jogo em um resultado que ficou ruim para os dois.

 

O Leão da Ilha agora se concentra para o clássico diante do Figueriense, no próximo sábado. O Cruzeiro, bem antes, joga contra a Ponte Preta, em Campinas (SP), na próxima terça-feira.

 

História do jogo

 

Valesse uma aposta, antes de começar a Série B 2020, Avaí e Cruzeiro, certamente estariam entre os apontados como favoritos ao acesso.

 

O futebol, como um importante desconstrutor de teses, já mostrou nesta Série B que não é bem por aí. Com suas respectivas dificuldades a verdade é que nenhum dos dois esteve muito assíduo na zona que dá direito a jogar a Série A, em 2020.

 

Enquanto o Cruzeiro mais lutou contra a queda do que na parte de cima, o Avaí, instável e no seu segundo técnico diferente, só rondou esse desejado espaço.

 

Primeiro tempo

 

Tal qual a expectativa sobre os protagonistas na competição, o duelo deixou a desejar.

 

Com as duas equipes “espelhadas” sobrou marcação no campo e faltou inspiração. Enquanto o Cruzeiro, mais com a bola, pecava na criação das jogadas, o Avaí, sem a bola, se preocupou em fechar seus espaços.

 

E foi o responsável por duas finalizações na direção de Fábio: Valdívia, aos 13 e Getúlio, aos 28, testaram o goleiro e capitão cruzeirense, ambas, sem maior perigo.

 

Foi o Cruzeiro que abriu o placar, no entanto. Jogada de Willian Potker pelo lado direito de ataque onde ele puxou para o pé esquerdo e cruzou fechado: Alemão olhou a bola e, Filipe Machado, às costas do zagueiro, cabeceou dentro da pequena área de Frigeri que nada pode fazer.

 

Avaí 0 a 1 Cruzeiro.

 

Segunda etapa

 

A segunda etapa, como não poderia ser diferente, foi novamente cercada de expectativa. Além das duas equipes envolvidas, a vitória parcial do Cruzeiro, em tese, já forçara uma saída necessária do Avaí.

 

Em tese.

 

Com bola rolando o jogo mudou pouco. Claudinei Oliveira, ciente disso, mandou três trocas aos 15 da segunda etapa. A mudança aconteceu ainda que sutilmente.

 

O Avaí se soltou e passou a agredir o Cruzeiro: Valdivia, de frente para o gol e Pedro Castro, em jogada individual, perderam boas oportunidades de igualar o placar.

 

Foi quando a derrota parecia certa que o gol de empate apareceu: Lançamento na área do Cruzeiro onde a defesa não afastou, Edilson mandou para área de novo onde achou Valdivia, sozinho, as costas da marcação para testar para rede.

 

Foi o empate no apagar das luzes.

 

Claudinei Oliveira até perdeu os 100% a frente do Leão, mas somou mais um ponto na tabela.

 

Próxima parada

 

Tudo é clássico: o Avaí volta a jogar somente no dia 26, data em que o Leão vai ao estádio Orlando Scarpelli, a partir das 16h, para o confronto diante do maior rival.

 

O Cruzeiro, que não terá um clássico para chamar de seu, entra em campo já na próxima terça-feira, em Campinas (SP), contra a Ponte Preta.

 

FICHA TÉCNICA

 

Avaí: Lucas Frigeri; Edilson, Betão, Alemão e Iury; Leandrinho (Jean), Pedro Castro (Luan Silva) e Valdívia; Getúlio (Rodrigão), Vinícius Leite (Renatinho) e Gastón (Ronaldo). Técnico: Claudinei Oliveira.

 

Cruzeiro: Fábio; Raul Cáceres, Ramon, Manoel e Patrick Brey; Adriano, Jadson Silva (Jádson) e Filiipe Machado (Giovanni); Willian Potker (Arthur Caíke), Airton (Welinton) e Rafael Sóbis (Marcelo Moreno). Técnico: Luiz Felipe Scolari

 

Gols: Filipe Machado (40/1T); Valdívia (48/2T)

Cartões amarelos: Edilson, Betão, Getúlio, Valdívia (AVA); Fábio, Cáceres, Potker, Sóbis (CRU)

Arbitragem: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI); auxiliado por Rogério de Oliveira Braga (PI) e Márcio Iglesias Araújo Silva (PI).

Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC). Data: 18/12/20


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares