Rui Car
16/11/2018 11h11 - Atualizado em 16/11/2018 08h58

Vasco perdeu sete pontos no Campeonato Brasileiro por gols no fim; entenda motivos

Cansaço e estratégia ajudam a explicar a situação

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vasco viveu um pesadelo parecido: sofreu gol no minuto final de jogo. A equipe de Alberto Valentim desperdiçou três pontos importantes na derrota por 2 a 1 para o Grêmio e no empate em 1 a 1 com o Atlético-PR.

 

Alberto Valentim durante o jogo entre Vasco e Atlético-PR — Foto: Rafael Ribeiro/VascoAlberto Valentim durante o jogo entre Vasco e Atlético-PR — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Alberto Valentim durante o jogo entre Vasco e Atlético-PR — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

 

Ao todo, o Vasco deixou escapar sete pontos no Brasileirão com gols sofridos nos minutos finais das partidas. Um número que deixaria o Cruz-Maltino mais tranquilo no Campeonato Brasileiro. Veja a tabela:

 

Gols sofridos no fim pelo Vasco no Brasileirão

Jogo Gol no fim Minuto do gol
Vasco 1 x 1 Atlético-PR Leo Pereira 49 minutos
Grêmio 2 x 1 Vasco Matheus Henrique 49 minutos
América-MG 2 x 1 Vasco Gerson Magrão 34 minutos
São Paulo 2 x 1 Vasco Trellez 35 minutos
Vasco 1 x 1 Fluminense Pedro 44 minutos

O problema, como visto, não se restringe a Alberto Valentim – sob o comando de Jorginho foram duas partidas nesta situação.

 

Entenda os motivos:

Cansaço

Tanto contra Grêmio quanto Atlético-PR, ficou nítida a queda física do Vasco no segundo tempo. Se em Porto Alegre, Valentim e os jogadores minimizaram o impacto disso no resultado, após o empate com o Furacão o treinador reconheceu a dificuldade.

 

– Alguns jogadores não estavam 100% ali no final. Kelvin e Galhardo estavam muito desgastados. Rios também. Estamos falando de jogadores na frente para fazer o contra-ataque. Pediram para sair e tive que segurar o máximo que pude. Henriquez também sentiu cãibras no fim. Tínhamos que fazer mais contra-ataques para deixar a bola longe do nosso gol – disse Valentim.

 

Com seus jogadores ofensivos cansados, o Vasco ficou sem saída diante do Atlético-PR. Começou a ser empurrado cada vez mais para a defesa. O resultado veio no gol de Leo Pereira.

 

Thiago Galhardo lamenta; meia cansou contra o Atlético-PR — Foto: Rafael Ribeiro/VascoThiago Galhardo lamenta; meia cansou contra o Atlético-PR — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Thiago Galhardo lamenta; meia cansou contra o Atlético-PR — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

 

Estratégia

Contra o Grêmio, o Vasco recuou demais no segundo tempo. Além do cansaço, foi uma opção tática para tentar contra-atacar. O problema é que o time não soube aproveitar as oportunidades.

 

– Não acho que cansamos. Quem cansou fui eu, que estava há muito tempo sem jogar. Acho que faltou aproveitarmos os espaços que o Grêmio nos deu no segundo tempo – analisou o zagueiro Ricardo após a partida.

 

Concentração

Pressionado cada vez mais, o Vasco acabou derrotado numa falha de Martin Silva, em chute de longe de Matheus Henrique. Naquele momento, porém, o Grêmio rondava a área cruz-maltina e exigia máxima atenção da defesa, o que não aconteceu.

 

A falta de concentração do time, aliás, é um problema apontado desde o início do ano, ainda sob o comando de Zé Ricardo, e ajuda a explicar os gols sofridos no fim.

 

– Vamos precisar ser mais fortes. Temos que superar as adversidades que estamos encontrando. Não nos resta outra alternativa de recuperar bem esses jogadores. Sei que vai ter um monte de porrada para lá e para cá, mas temos que estar cada dia mais unidos – afirmou Valentim após o empate com o Atlético-PR.

 

O Vasco volta a campo neste sábado. O time enfrenta o Corinthians em São Paulo, às 19h (de Brasília).

Justen Celulares