Rui Car
22/12/2021 14h47

Vinte anos após acesso de 2001, Abimael relembra gol histórico pelo Figueirense: “Fico arrepiado”

Vitória sobre o Caxias completa 20 anos nesta quarta-feira (22)

Assistência Familiar Alto Vale
Abimael celebra gol sobre o Caxias no estádio Orlando Scarpelli (Foto: Memorial Alvinegro / Figueirense)

Abimael celebra gol sobre o Caxias no estádio Orlando Scarpelli (Foto: Memorial Alvinegro / Figueirense)

Delta Ativa

Há exatos 20 anos o Figueirense escrevia um dos capítulos mais importantes de sua história. No dia 22 de dezembro de 2001, o Alvinegro venceu o Caxias por 1 a 0 no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

 

O gol marcado pelo atacante Abimael aos 15 minutos do segundo tempo ficou marcado na memória dos 20.746 torcedores presentes no estádio. Em entrevista ao Globo Esporte, Abimael relembrou a conquista e falou sobre a importância do gol para a história do clube.

 

Vinte anos daquele dia histórico. Tive a honra de participar e o privilégio de fazer o gol do acesso. O jogo contra o Caxias foi muito difícil, precisávamos da vitória para conseguir nosso objetivo, e graças a Deus pude fazer aquele gol especial, para o Abimael e principalmente para o Figueirense. Se passaram 20 anos, e eu ainda fico arrepiado ao lembrar“, disse.

 

Comandado pelo técnico Vágner Benazzi, o Figueirense foi a campo com: César; Simplício, Márcio Goiano, Pedro Paulo e Vanin; China (Fransergio), Léo Mineiro, William e Fernandes; Gilson Batata (Abimael) e Genílson.

 

Apesar da vitória, o acesso só foi sacramentado semanas depois. Parte da torcida invadiu o campo antes do término da partida, e o caso foi parar nos tribunais.

 

Após julgamento, o Supremo Tribunal da Justiça Desportiva (STJD) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmaram o triunfo da equipe catarinense.

 

Torcida lotou o Orlando Scarpelli — Foto: Memorial Alvinegro/FFC

Torcida lotou o Orlando Scarpelli (Foto: Memorial Alvinegro / Figueirense)


 
Fonte: Heitor Machado / Globo Esporte SC
Justen Celulares