Rui Car
29/12/2017 13h38

Xavi diz que City está com DNA do Barcelona: “Pep tem que levar o crédito”

Ex-jogador do clube catalão rasga elogios ao desempenho do time inglês

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O primeiro turno invicto, com 18 vitórias somadas em 19 jogos, e as boas atuações fizeram do Manchester City de Guardiola não só um time a ser temido em toda a Europa, mas também admirado. O meia Xavi, que fez parte da geração mais vitoriosa da história do Barcelona, rasgou elogios ao momento vivido pelo time inglês e comparou seu estilo ao daquela equipe que ganhou tudo com as cores blaugrana justamente sob o comando de Pep.

 

– O City está jogando com o DNA do Barcelona, mas isso não é uma surpresa. Pep tem o DNA do Barcelona e transmite isso para o Manchester City. O futebol que eles estão jogando é fascinante. Eles são o time mais em forma da Europa e, por mais que seus jogadores sejam bons, Pep tem que levar o crédito pelo futebol que estão jogando e a forma em que estão – disse Xavi ao jornal “Daily Mirror”.

 

 

Guardiola vem comandando impressionante temporada do Manchester City (Foto: Reuters)Guardiola vem comandando impressionante temporada do Manchester City (Foto: Reuters)

Guardiola vem comandando impressionante temporada do Manchester City (Foto: Reuters)

 

Para Xavi, Guardiola acertou ao não abrir mão de suas convicções mesmo depois de uma temporada sem títulos no comando do City. O ex-jogador do Barcelona apontou que os mesmos que criticaram as atuações da equipe de Pep em 2016/17 hoje admiram “o melhor futebol que a Premier League já viu”. E disse que, apesar de muitos treinadores terem a mesma visão de jogo do treinador espanhol, apenas o atual comandante dos Citizens sabe passá-la da melhor forma.

 

– Os times de Pep não acontecem do nada. Esses recordes não acontecem do nada. Temporadas vitoriosas não acontecem do nada. Acontecem porque Pep é obsessivo por vencer. Ele é focado, odeia perder e isso se torna contagioso entre os jogadores.

Embora admire o estilo coletivo do Manchester City e dê o crédito do bom momento a Guardiola, Xavi apontou o jogador que considera o mais desequilibrante no elenco do time inglês: De Bruyne, a quem comparou a Messi.

 

– Os times de Pep vencem como times, mas até os elencos mais especiais precisam daquele jogador para olhar quando precisa de algo especial. No Barcelona, tínhamos isso com Messi, e este Manchester City tem com De Bruyne. Toda vez que ele tem a bola, você tem a impressão de que ele fará algo especial com ela. Nem todos os jogos podem ser vencidos por 3 a 0 ou 4 a 0, especialmente na Liga dos Campeões, e é quando você precisa de um momento de brilho de um jogador especial – afirmou.

 

Em meio a tantos elogios, o espanhol, naturalmente, apontou que o City tem boa chances de enfim concretizar o sonho de conquistar um título europeu.

 

– É impossível apostar na Liga dos Campeões, pois pode acontecer qualquer coisa. Mas a forma como o City de Pep está jogando, você tem que dizer que as chances deles são maiores que as de todos. Barcelona, PSG e Bayern também têm grande chance. Mas Pep deu ao City a crença de que podem fazer tudo

Justen Celulares