Rui Car
16/11/2021 09h03 - Atualizado em 19/11/2021 08h11

85 arrobas de fumo são destruídas após incêndio atingir estufa, em Chapadão do Lageado

Houve apenas danos materiais

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga foi acionado por volta das 00h45 desta terça-feira (16) para atendimento a um incêndio em uma edificação agrícola na Estrada Geral Rio do Meio, em Chapadão do Lageado.

 

Chegando ao local os bombeiros constataram se tratar de uma estufa de secagem de fumo com área de 40m², toda construída em chapas metálicas, onde se encontrava dentro de um galpão de 221m², construído em madeira.

 

O caminhão pipa da Prefeitura de Chapadão do Lageado encontrava-se fazendo o primeiro combate, passando então a ocorrência para os bombeiros militares, que montaram duas linhas de ataque.

 

Devido ao material construtivo da edificação metálica, foi possível conter o incêndio dentro da estufa e este não se alastrou para o galpão. A estrutura foi resfriada por fora. Em virtude da alta temperatura, foram utilizados cerca de 5000 litros de água, para o resfriamento, ventilação, combate às chamas e rescaldo.

 

Devido à queima lenta do fumo, o que gerou muita fumaça, dificultando a visualização dos focos do incêndio, foi necessária a realização de ventilação forçada com ventilador e hidráulica. Após a retirada da fumaça do ambiente e adentrando na estufa pela única porta existente, foram extintos os focos de incêndio restantes e realizado o rescaldo.

 

Segundo o proprietário, o mesmo estava dormindo próximo à estufa, quando ouviu o alarme de temperatura e logo avistou fumaça saindo pelo teto, não abriu nenhuma porta ou janela, desligou os disjuntores e acionou o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. Informou ainda que estavam sendo secas cerca de 85 arrobas de fumo, tudo consumido pelo fogo.

 

Após a cena estar segura a guarnição deixou o local sob responsabilidade do proprietário.

 

Fonte: 15° Batalhão de Bombeiros Militar


 

Justen Celulares