Rui Car
08/10/2022 09h11 - Atualizado em 11/10/2022 09h02

Agroglifo: astrônomo explica desenho misterioso que apareceu em plantação de SC

Desenho em Ipuaçu teve repercussão nacional

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Tiago Kosinski

Foto: Divulgação / Tiago Kosinski

Delta Ativa

O desenho na plantação em Ipuaçu, no Oeste catarinense, chamou atenção dos moradores da cidade e ganhou repercussão nacional. Na ocasião, o agricultor que é dono da propriedade diz que amanheceu e se deparou com o desenho, chamado de “agroglifo”.

 

As imagens do local foram captadas por Tiago Kosinski, ex-vereador do município Abelardo Luz, também no Oeste, e publicadas nas redes sociais. As marcas misteriosas dos agroglifos geralmente são associadas a extraterrestres.

 

O astrônomo Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concedeu entrevista ao Estadão e comentou como pode ter sido feito o desenho. Adolfo afirma que uma tábua e uma corda são suficientes para marcar a plantação.

 

O objetivo da utilização da tábua seria amassar a plantação e as cordas auxiliariam na construção do desenho com traços mais precisos. O astrônomo descarta qualquer atuação de “um extraterrestre” e afirma que se trata de uma brincadeira.

 

Tem de ser um artista para fazer aqueles desenhos. Mas não tem a mínima possibilidade de ser um extraterrestre que fez aquilo. Não é a primeira vez que acontece nesta propriedade. É uma brincadeira de alguém que mora nas redondezas”, afirmou Adolfo ao Estadão.

 

Ainda em entrevista ao Estadão, o astrônomo analisa que os desenhos na cidade foram feitos em plantações de grãos e cereais, fáceis de amassar, e, além disso, não retornam para suas posições originais, ficando marcado no chão. Além disso, ele rechaçou a associação dos desenhos com os extraterrestres.

 

Ele (ET) teria que vir de outro sistema, já que no Sistema Solar nós somos os únicos com naves capazes de viajar no espaço. A estrela mais próxima do Sol fica a 50 bilhões de quilômetros e você teria que levar 500 ou 600 mil anos para chegar. Se você tem tecnologia para isso e um corpo que consiga resistir à viagem, por que deixaria um desenho em uma plantação de trigo e iria embora?”, disse.

 

Histórico na cidade e lendas

 

Segundo a Prefeitura de Ipuaçu, a cidade ficou conhecida como “capital nacional dos agroglifos” em 2008, quando círculos foram encontrados em plantações de trigo. “O município já é conhecido como a ‘cidade dos ETs’”, diz a página destinada aos agroglifos.

 

O primeiro aparecimento registrado foi na comunidade de Toldo Velho, onde surgiram agroglifos de 19 metros de diâmetro, a 25 metros do asfalto, no dia 9 de novembro de 2008.

 

Deste dia em diante, moradores da cidade falavam que Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) teriam passado pela cidade. Alguns teriam comentado que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar.

 

Agroglifos em Ipuaçu:

 

Foto: Prefeitura de Ipuaçu / Divulgação

Foto: Ivo Hugo Dohl / Reprodução

 

Fonte: O Município
Justen Celulares